Agentes de Segurança da Paraíba elegem a nova Diretoria Regional da AGEPOLJUS

24.10.2008-Encontro de Agentes contou com participação de Diretores de Tribunal. Matéria também disponível no Informe 64

A AGEPOLJUS alcançou nesta quinta-feira um importante objetivo, almejado há muito tempo. Os Agentes de Segurança da Paraíba elegeram a Diretoria Regional do Estado, que será o canal direto de comunicação entre os Agentes paraibanos e a AGEPOLJUS. Os Agentes eleitos na assembléia foram:

Diretor Regional: Guaracy Medeiros de Assis (TRT 13); Diretor Suplente: André Luis Travassos (TRT13); Conselheiro da JFPB Wellington Nóbrega de Araújo; Conselheiro TRT13: César Fredrich; Conselheiro TRE-PB Demétrio Pereira de Melo.

Na foto: O Diretor Regional/PE Antônio Queiroz, o Conselheiro da JF, Wellington Nóbrega, o Diretor Regional/PB Guaracy, o Presidente da AGEPOLJUS, Edmilton Gomes, o Conselheiro TRT13, Cesar Fredrich, o Conselheiro TRE-PB Demétrio Pereira e o Diretor Regional Suplente André Travassos.

O Encontro superou as expectativas com cerca de 50 participantes. Prestigiaram o evento o Diretor Administrativo do TRT13, Anderson Pimentel, de Serviços Gerais, Baltazar Pequeno, o Diretor Administrativo do SINDJUFPB, Marcos Brasilino, e o Presidente da ASSOJAF-PB, Associação de Oficiais de Justiça, Algacy.

Na foto: o Diretor Administrativo do TRT13, o Presidente da ASSOJAF-PB, o DR/PE Antônio Queiroz, o Presidente da AGEPOLJUS, Edmilton Gomes, o Diretor de Serviços Gerais do TRT13, o Conselheiro na JFRN, Carlos Pinheiro, o Diretor do SINDJUFPB, e o Diretor Regional Guaracy Medeiros.

A Diretoria eleita é importante para dar início ao crescimento da categoria na Paraíba, para que os Tribunais possam alcançar o nível de desenvolvimento na segurança já adotado em vários Estados.

A assembléia também tratou de temas como a trajetória da AGEPOLJUS, objetivos, principais reivindicações e resultados alcançados. O Presidente Edmilton Gomes chamou os Agentes a buscarem a qualificação por meio de cursos de pós-graduação, treinamento, uso de uniformes e principalmente a se empenharem em suas atribuições, adotando a nova postura do Agente de Segurança para lidar com a segurança de Magistrados e usuários da Justiça.

AGEPOLJUS se reúne com Magistrados e Diretores de Tribunais

Em sua passagem pela Paraíba, a AGEPOLJUS, representada pelo Presidente Edmilton Gomes, o Diretor Regional/PE, Antônio Queiroz, o Conselheiro na JFRN, Carlos Pinheiro, e o Diretor Regional eleito Guaracy, do TRT13, participou de reuniões na Justiça Federal e no TRT13.

Vice Diretora de Foro da JFPB

A Vice-Diretora de Foro da JFPB, Juíza Federal Helena Delgado recebeu os dirigentes da AGEPOLJUS na quinta-feira. Os Diretores expuseram a realidade da segurança nos tribunais do país, o trabalho da AGEPOLJUS e os pleitos buscados pela categoria. Também pediram apoio da Juíza e outros magistrados em projetos como Polícia Judicial, PL 2057/07, entre outros. Representaram a Associação o Presidente Edmilton Gomes, o Diretor Regional/PE, Antônio Queiroz e o Conselheiro na JFRN Carlos Pinheiro.

Na foto: O Diretor Regional/PE, Antônio Queiroz, a Vice-Diretora do Foro, Juíza Federal Helena Delgado, o Presidente da AGEPOLJUS, Edmilton Gomes e o Conselheiro na JFRN Carlos Pinheiro.

Juiz Federal João Bosco

A AGEPOLJUS também foi recebida pelo Juiz Federal João Bosco. Os dirigentes da Associação apresentaram ao Juiz, conterrâneo de Carlos Pinheiro, as ações da AGEPOLJUS em todo o país e os projetos do interesse da categoria no Congresso.

Na foto: O Diretor Regional/PE, Antônio Queiroz, o Juiz Federal João Bosco, o Conselheiro JFRN, Carlos Pinheiro e o Presidente da AGEPOLJUS, Edmilton Gomes.

Diretor Administrativo da JFPB

Os representantes da AGEPOLJUS conversaram também com o Diretor da Secretaria Administrativa da JFPB, Cícero Caldas, sobre vários temas, com destaque para a GAS – Gratificação de Atividade de Segurança, sua importância e seus objetivos. Os diretores esclareceram que a GAS foi criada para fortalecer a área de segurança, juntamente com os cursos de qualificação, a qual está ligada. Explicaram também que o recebimento está condicionado ao aproveitamento nos cursos e não em uma eventual reprovação em teste de aptidão física.

Os Diretores pontuaram que o agente pode trabalhar em diversas frentes que não exijam aproveitamento físico máximo como a área de inteligência, mas frisaram que todas as atividades devem ser desempenhadas na área de segurança. Atualmente, alguns Agentes da JFPB estão lotados nas áreas administrativas das Varas sem receber FC, o que caracteriza o desvio de função, que é proibido por lei. Além disso, os Agentes não estão sendo liberados pelos magistrados para atuar na segurança, o que vai contra lei 11.416/06, o PCS.

O Diretor da JFPB indagou se a GAS poderia ser paga aos Agentes, sem que eles precisassem deixar a área administrativa, sendo aproveitados na segurança das audiências nas próprias Varas. Os Diretores da AGEPOLJUS responderam que o objetivo da GAS é reforçar a segurança e valorizar a categoria dos Agentes e caso a medida fosse implantada haveria um problema, já que a GAS deixaria de ser uma gratificação de atividade de risco, para se tornar uma gratificação de atividade cartorária e poderia ser pleiteada por outros servidores.

Na foto: o Conselheiro da JFRN, Carlos Pinheiro, o Diretor da JFPB, Cícero Caldas, o Presidente da AGEPOLJUS, Edmilton Gomes, e o Diretor Regional/PE, Antônio Queiroz.

Reunião no TRT13 com Diretores do órgão

A AGEPOLJUS reuniu-se no TRT13 com os Diretores Geral, Administrativo, de Recursos Humanos, Serviços Gerais, e com o Supervisor de Segurança, Cesar Fredrich. Além de explicarem a atuação da AGEPOLJUS na defesa da categoria, os dirigentes falaram também sobre cursos de treinamento e capacitação e expuseram a forma de implantação de acordo com a Lei 11.416/06, o PCS3. A reunião no Tribunal contou com a participação de Agentes do Tribunal e do Diretor do SINDJUFPB, Marcos Brasilino.

Na foto (em sentido anti-horário): O Diretor Geral do TRT13, Carlos Alberto de Melo (na extremidade da mesa), o Diretor Administrativo, Anderson Pimentel, o Diretor de RH, Alexandre Gondim, o Diretor do SINDJUFPB, Marcos Brasilino, o Chefe de Segurança, Cesar Fredrich, o Agente Vítor, o Diretor Regional eleito Guaracy Medeiros, o Conselheiro da AGEPOLJUS na JFRN, Carlos Pinheiro, o DR/PE Antônio Queiroz e o Presidente da AGEPOLJUS, Edmilton Gomes. O Diretor de Serviços Gerais, Baltazar Pequeno, participou da reunião, mas não se encontra na foto.

Somos gratos aos Agentes do Estado pela participação no evento. A AGEPOLJUS deseja que a categoria no Estado se fortaleça e colha frutos de seu desenvolvimento.

Agradecemos o apoio do TRT13 na cessão do auditório para realizar o evento; aos Diretores do Tribunal pela abertura ao diálogo; ao SINDJUFPB e as outras entidades que apoiaram o evento: ASTRA13 e CREDIJUST. A AGEPOLJUS agradece ainda o Diretor Regional Regional/PE, Antônio Queiroz, e o Conselheiro na JFRN, Carlos Pinheiro pelo apoio nas reuniões e na realização do Encontro de Agentes.

AGEPOLJUS se reunirá com DG do TRF5

O Presidente da AGEPOLJUS, Edmilton Gomes, está agendando reunião com o Diretor Geral do TRF5 em Pernambuco para esta terça-feira. O assunto será a situação de alguns agentes da Justiça Federal que estão desviados de função, exercendo funções fora da área de segurança, sem receber FC, e sem liberação dos magistrados para atuar em sua função original e, conseqüentemente, receber a GAS.