AGENTES DE POLÍCIA JUDICIAL DO TRE/PA PARTICIPAM DE TREINAMENTO ANUAL

Realizada entre os dias 18 e 28 de setembro, a capacitação dos agentes da Polícia Judicial do TRE do Pará integra o cronograma de reciclagem anual previsto na Lei Federal 11.416/2006 e na Resolução 22.595/2007, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Portaria 19.762/2020, publicada pelo TRE do Pará, regulamenta o Plano de Formação e Capacitação dos Agentes da Polícia Judicial do Regional.

Dividido em etapa teórica e prática, o curso é obrigatório para agentes da Polícia Judicial que estão em atividade e incluiu os temas de segurança da informação e sistemas virtuais, inteligência além dos fundamentos, procedimentos e as técnicas necessárias para a proteção de autoridades e eventos, servidoras (es) e do público em geral e de espaços físicos com uso de armamento ministrado pelos instrutores: o ex-sargento do Exército Brasileiro, Trigueiro, o coronel Alex Marcos e o datiloscopista da Polícia Civil de Goiás, Leandro Cunha.

A parte prática do treino com armamento foi realizada nos dias 20, 21, 27 e 28 de setembro em um clube de tiro localizado no distrito de Benfica, município de Benevides, Região Metropolitana de Belém. Num esforço de integração entre as instituições, também participaram do curso dois agentes do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) e um da Justiça Federal.

O presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, o corregedor e vice-presidente, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, a diretora-geral, Nathalie Castro, a assessora jurídica da Presidência, Rosimeire Nascimento, e o secretário da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE/PA), Bruno Giorgi e Silva, visitaram o espaço onde os agentes estavam em treinamento.

A diretora-geral, Nathalie Castro, destacou a importância da formação dos agentes. “Percebemos que há uma crescente de valorização nos tribunais com relação às polícias judiciais e também estamos fazendo nossa parte no TRE do Pará para contribuir com essa formação, pois são as pessoas que fazem a segurança da instituição e das autoridades que a compõe”, disse.

“Esse treinamento faz parte do nosso curso de reciclagem anual e, dentro da capacitação para segurança de autoridades, realizamos uma carga horária intensa do treinamento de tiro para nos dar todo o aprimoramento no momento da aplicação das técnicas do uso de armamento”, explicou o chefe da Polícia Judicial do TRE do Pará, Alexandre Santos.

Santos acrescenta que no ano de 2020 houve uma mudança e os agentes de Segurança Institucional do TRE passaram a ser agentes da Polícia Judicial. “Por isso existe a necessidade desse aprimoramento e agradecemos à Administração do TRE por esse olhar de valorização da Segurança Institucional trazendo esse treinamento intenso para garantir a qualidade de seus agentes, pois, consequentemente, estarão mais capacitados”, completa.

Como forma de trabalhar a integração entre os órgãos do Poder Judiciário, também participaram da formação dois agentes de Polícia Judicial do TRT8 e um da Justiça Federal. “Esses dois órgãos de Justiça Especializada sempre nos ajudam quando precisamos de um número maior de agentes em nossas ações no TRE do Pará e isso concretiza a integração entre as polícias judiciais do Poder Judiciário como um todo”, comentou Alexandre.

O instrutor Trigueiro falou sobre a finalidade do curso e o conteúdo ministrado durante o treinamento. “O objetivo do curso é capacitar os agentes – agora policiais – a empregar de maneira correta e sempre com segurança o armamento, bem como as técnicas empregadas na proteção de pessoas e instalações. Esse ano também abordamos inteligência, proteção e a segurança de prédios físicos”, explicou.

Fonte e foto: TRE/PA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *