AGENTES DA POLÍCIA JUDICIAL DO TRF-4 PARTICIPAM DE CURSO PARA PROTEÇÃO DE AUTORIDADES

Agentes da Polícia Judicial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região participaram, entre a segunda (10) e a sexta-feira (14), do 1º Curso de Segurança e Proteção de Autoridades (1º CSPA) para preparo e seleção de agentes da Polícia Judicial do Grupo Especial de Segurança (GES) do TRF4 e das Seções Judiciárias de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná (SJSC, SJRS e SJPR). Com aulas teóricas e práticas, o objetivo da atividade foi preparar os policiais para atuação em contextos que envolvam autoridades. As aulas foram ministradas no Auditório da Escola Judicial de Magistrados e Servidores do TRF4 (Emagis).
A abertura do curso ocorrida na última segunda-feira contou com a presença do presidente da Corte, desembargador Fernando Quadros da Silva; do diretor da Emagis, desembargador Rogerio Favreto; do secretário de Segurança Municipal de Porto Alegre, coronel Mário Ikeda; da delegada Eliana Lopes, diretora do Gabinete de Relações Institucionais e Comunicação Social da Polícia Civil do RS; e do coronel da Brigada Militar, César Augusto Guindani.
“As mudanças na atual sociedade nos trazem desafios diários. Nossa instituição, em sua interface com a sociedade, exige uma atuação firme, mas também cuidadosa dos agentes de segurança, com informações, tecnologia e o que de melhor pudermos usar para proteger e fornecer segurança”, declarou o desembargador Quadros da Silva, saudando as autoridades e agradecendo a troca de informações.
Já o diretor da Emagis chamou a atenção para a importância deste tipo de formação. “O GES é um setor novo, definido por legislação recente, e os agentes ainda estão num processo de absorção e compreensão das atividades. Este curso é voltado para reforçar e ter um quadro mais preparado para atividades e operações especiais com enfoque nas demandas da Justiça Federal”, explicou o desembargador Favreto.
O secretário Ikeda agradeceu a oportunidade de agentes de segurança do município e do estado integrarem o curso do tribunal. “A segurança das autoridades é um tema relevante que por vezes acaba em segundo plano, mas ao qual precisamos dar atenção”, destacou o coronel Ikeda, exaltando a oportunidade de integração dos diversos órgãos na atividade oferecida pelo TRF4.
Ao todo, 10 policiais do TRF4, 15 da SJRS, quatro da SJPR e dois da SJSC, além de convidados que atuam na segurança de autoridades no estado do RS e no município de Porto Alegre integraram a turma do treinamento.
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com informações e foto do TRF4