TJDFT é Pioneiro na Formação de Instrutores Taser no Judiciário

26/02/2013 – fonte: Assessoria de Comunicação/TJDFT

por ACS/TJDFT

O TJDFT, em uma ação pioneira no âmbito do Poder Judiciário, acaba de formar sua primeira turma de Instrutores Taser, certificados diretamente pela Taser International. Durante o curso, realizado com o apoio da Escola de Administração Judiciária, dez agentes da Secretaria de Segurança e Transportes – SEST foram capacitados para a utilização das armas taser, que são modernos dispositivos não letais que produzem baixa corrente elétrica. A iniciativa é mais um pioneirismo tendo em vista que a SEST foi a primeira unidade de segurança judiciária a adquirir, ainda em 2010, as modernas e eficientes armas para uso dos seus agentes de segurança.

O curso de capacitação e aperfeiçoamento aconteceu no Centro de Treinamento e Condicionamento Físico da Segurança, no Fórum de Brasília, de 20 a 22 de fevereiro, e foi ministrado pelo professor Antônio Risso, Mestre Instrutor da Taser International e Policial Civil do Rio Grande do Sul. As aulas abordaram desde a montagem do equipamento até suas formas de uso e manuseio.

Atualmente, o TJDFT conta com aproximadamente 400 servidores na área de Segurança, entre os cargos de Técnico e Analista Judiciário. Segundo o agente de segurança Maurício Viegas, Coordenador de Cursos e Treinamentos da SEST, a independência do Tribunal perante as empresas terceirizadas especializadas no treinamento das armas Taser foi um fator primordial para a iniciativa do curso. “Está sendo muito importante esse treinamento, principalmente pelo fato de que ele vai garantir também que nós fiquemos independentes de outras empresas para fazer a multiplicação do emprego desse equipamento para os outros servidores”, disse. De acordo com o coordenador, a garantia de constante qualificação, treinamento e aperfeiçoamento são algumas das maiores preocupações da área de segurança do TJDFT.

Conheça as armas Taser

As armas Taser são modernos dispositivos não letais que produzem baixa corrente elétrica. Quando disparada, a arma produz as chamadas “Ondas T”, que são semelhantes às que o corpo transmite para o cérebro, causando imobilização ou incapacidade neuromotora. Seu alcance chega a 6,4 metros e a paralisação do indivíduo se mantém por cinco segundos, tempo necessário para um hipotético uso de algemas. Atualmente o TJDFT conta com 175 dispositivos Taser nos modelos M26, mais antigos, e X26, 60% menores e mais leves que a M26, porém 5% mais efetivos.

Fonte:Assessoria de Comunicação/TJDFT