Reunião no Ministério da Justiça

27.4.2009-Em mais de duas horas de audiência, AGEPOLJUS apresentou argumentos sobre necessidade da criação da Polícia Judicial

BRASÍLIA 27/4/2009 – A AGEPOLJUS, reuniu-se hoje no Ministério da Justiça com o Diretor do Departamento de Política Judiciária da Secretaria da Reforma do Judiciário, Roger Lorenzoni.

Os Diretores buscaram uma posição do Ministério com relação à Polícia Judicial. O Secretário ouviu os argumentos e reivindicações da Associação, disse não ter posição contrária em seu departamento e que a Associação deveria procurar os outros órgãos como SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), Polícia Federal, entre outros.

Sobre o parecer de 2005, o Secretário afirmou não ter posição para passar à AGEPOLJUS. O fator mais positivo da reunião foi a argumentação da AGEPOLJUS quanto à necessidade da criação da Polícia Judicial, em reunião que durou mais de duas horas. Além disso, foram colocadas reivindicações como a inclusão do Judiciário na discussão nacional sobre segurança e a participação de Agentes de Segurança nos cursos da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), solicitada pela AGEPOLJUS há algum tempo, mas ainda sem resposta.

O ponto fundamental da reunião foi o porte de armas da categoria. A AGEPOLJUS expôs a necessidade de um projeto de lei para regulamentar o assunto e por fim a conflitos de competência e portes ilegais. O Supremo deverá enviar um projeto específico sobre o porte dos Agentes e, por isso, a AGEPOLJUS solicitou apoio do Ministério da Justiça.  Veja mais na Palavra do Colega

Participaram da reunião o Presidente Edmilton Gomes, a Vice-Presidente Fátima Arantes, o Diretor Jurídico Antônio Walker e o assessor parlamentar Alexandre Marques.