RESOLUÇÃO DO CJF PADRONIZA UNIFORMES E ACESSÓRIOS DE IDENTIFICAÇÃO VISUAL DOS AGENTES DE POLÍCIA JUDICIAL

Quinta-feira, 11 de novembro de 2021

O Conselho da Justiça Federal publicou, nesta quarta-feira (10), a Resolução nº 735/2021, que dispõe sobre os tipos e o uso de uniformes e acessórios de identificação visual pelos inspetores e inspetoras e Agentes da Polícia Judicial ativos, lotados nas unidades de segurança institucional do CJF.

Segundo a norma, os Agentes terão uniformes de traje social para as atividades da área administrativa e segurança de autoridades, o operacional, usado para o trabalho de operação interno e externo e o de educação física, para os testes de condicionamento físico referentes à GAS.

Instrutores terão, ainda, o uniforme específico durante as ações de capacitação sobre a segurança institucional.

A Resolução especifica a possibilidade de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), “desde que tenham pertinência com os riscos e as atividades desempenhadas pelos inspetores(as) e Agentes de Polícia Judicial e não caracterizem o uniforme”.

O regulamento trata, ainda, das especificações quanto ao distintivo funcional e insígnia de lapela, além dos materiais de confecção de cada tipo de uniforme dos policiais.

Para o presidente da AGEPOLJUS Roniel Andrade, a padronização instituída pelo Conselho da Justiça Federal, além de favorecer a organização quanto à segurança institucional da Justiça, demonstra a valorização e o reconhecimento da atividade dos Agentes de Polícia Judicial. “Cada dia temos conquistado maior espaço e demonstrado o quanto a atuação dos Agentes de Polícia é necessária para a segurança institucional do Poder Judiciário. A AGEPOLJUS segue atuante em benefício do nosso segmento”, finaliza.

Clique Aqui para ler a Resolução nº 735/2021 do CJF

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo