Representantes da Agepoljus se reúnem com o CNJ para tratar do SINASPJ

Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2013 – Fonte: Agepoljus

Uma comissão de representantes da Agepoljus – Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário da União – formada pelo presidente, Edmilton Gomes; pelo Diretor de Cursos, Hipólito Alves Cardozo e por Flávio Bosco Farias Di Mambro, da Seção de Segurança da JFDF, esteve reunida na segunda-feira, 16, com o conselheiro do CNJ, Gilberto Valente Martins, presidente do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário (SINASPJ). 

Na pauta do encontro, a participação dos Agentes de Segurança através da Associação, na elaboração da Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário, com sugestões técnicas de boas práticas no Judiciário brasileiro.

O Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário será regido por um conjunto de diretrizes, medidas, protocolos e rotinas de segurança que deverão ser seguidos por todos os tribunais brasileiros e constituirão a Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário.

Para o presidente da Agepoljus,  Edmilton Gomes, a participação da Agepoljus nos trabalhos do SINASPJ, poderá ser feita de variadas formas, principalmente pelo debate técnico e do conhecimento especializado. Ele avaliou como “muito positivo” este primeiro encontro. Gomes informou ainda que outra reunião será feita em fevereiro, quando o CNJ retorna do recesso de fim de ano, para definir o modelo de participação da Agepoljus e quais contribuições ela poderá oferecer ao SINASPJ.

O SINASPJ será composto por um Comitê Gestor, pelo Departamento de Segurança e Inteligência do Poder Judiciário (DSIPJ) e pelas Comissões de Segurança Permanente dos tribunais de Justiça, tribunais da Justiça Militar e tribunais regionais federais e eleitorais, já criadas pela Resolução n. 104/2010.

Luciano Beregeno, com informações de Tatiane Freire, da Agência CNJ de Notícias

Atualizada em 20/12/2013, às 23h09