PRESSÃO DOS SERVIDORES FAZ COM QUE VOTAÇÃO DO PLP 257/16 SEJA ADIADA PARA A PRÓXIMA SEMANA

Quarta-feira, 03 de agosto de 2016.

A pressão e mobilização dos servidores, que estiveram na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (02), fez com que a votação do PLP 257/2016 fosse adiada para a próxima semana. O relator do texto, deputado Esperidião Amin (PP/SC), concordou com sugestões dos líderes partidários de adiar a análise devido à complexidade do tema e à quantidade de emendas.

O texto apresentado pelo Poder Executivo renegocia as dívidas de estados com a União, alongando-as por mais 20 anos, com carência até dezembro de 2016 e redução de parcelas em 2017 e em 2018. O Projeto retira direitos e congela salários, além de exigir até mesmo planos de demissão voluntária (PDVs) de servidores concursados.

“Não queremos afrontar ninguém nesse tema federativo de grande complexidade. Eu sei, por exemplo, que todos aqui são favoráveis a que os legislativos estaduais decidam sobre as despesas do ente federativo”, afirmou Amin.

Prioridade   O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que não colocará outras matérias em pauta antes de concluída a análise do projeto das dívidas dos estados. Nesta semana, não haverá mais votações no Plenário.

A oposição também anunciou que vai obstruir as análises enquanto não for marcada sessão para votar o pedido de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB/RJ).

Apesar de uma vitória parcial,  é importante manter a mobilização contra o PLP 257, numa garantia da integridade do serviço público de qualidade no Brasil. Os servidores devem continuar enviando mensagens aos parlamentares através do site da Fenajufe (AQUI) e das redes sociais na internet como Facebook e Twitter, bem como pelo WhatsApp.   Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com informações da Câmara dos Deputados e Fenajufe