POLICIAIS JUDICIAIS INTEGRAM OPERAÇÃO DE SEGURANÇA NA PRIMEIRA EDIÇÃO DA JICAL DE 2024

Policiais Judiciais de diversos tribunais integraram a operação de segurança para a realização da primeira edição de 2024 do Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal (JICAL), ocorrida entre 17 e 21 de junho.

Durante cinco dias, equipes de mais de 50 instituições do Poder Público prestaram atendimentos a moradores de Lábrea e Humaitá, municípios do sul do Amazonas onde vivem 103 mil pessoas.

Na terça-feira (18), o presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, esteve em Humaitá para acompanhar o evento. Barroso verificou os serviços prestados pelo Sistema de Justiça durante a primeira edição do JICAL.

De acordo com o CNJ, foram mais de 10 mil atendimentos “procurando levar a Justiça a um dos rincões do Brasil, onde as pessoas, frequentemente, são desassistidas do poder público de uma maneira geral”, registrou o ministro.

O trabalho de segurança pela Polícia Judicial foi coordenado pelo diretor da AGEPOLJUS Gerner Matos. De acordo com ele, foram 32 Agentes da Polícia Judicial que atuaram na logística e segurança de todo o evento. “O nosso pessoal atuou, ainda, e mais importante, com o viés de polícia cidadã, no auxílio a pessoas que tinham dificuldade de locomoção, por exemplo, em um espírito acolhedor e generoso, nesse elo entre o Judiciário e a população”, aponta.

Gerner se diz honrado em trabalhar nessa operação, destacando que não houve qualquer tipo de problema, “especialmente diante da postura dos Policiais Judiciais que chegavam no local às 4 horas da manhã e se deparavam com filas gigantescas, sempre orientando as pessoas e acalmando os ânimos. Foi uma atividade muito prazerosa”, completa.

A Justiça Itinerante Cooperativa é uma ação coordenada pelo CNJ para ofertar serviços públicos nos nove estados da Amazônia brasileira, carentes da presença do Estado. O trabalho tem como parceiros o Conselho da Justiça Federal (CJF), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A AGEPOLJUS parabeniza, mais uma vez, os Policiais Judiciais envolvidos na missão coordenada pelo diretor Gerner Matos e o sucesso na ordem e cidadania com a população do Amazonas.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com informações do CNJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *