Fórum de entidades espera cerca de 7 mil servidores no dia 7 de maio, na marcha a Brasília pela campanha salarial

Segunda-feira, 5 de Maio de 2014.


Eduardo Wendhausen Ramos
Fenajufe

O coordenador da Fenajufe, Saulo Arcangeli, participou da reunião do Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, realizada nesta terça-feira (29/04). Também estiveram presentes representantes do Andes-SN, Condsef,  Fasubra, Fenasps, Sindreceita, Fenajufe, Sinasefe, CSP Conlutas.

Marcha da Educação no dia 6 e marcha dos SPFs no dia 7

Sobre a marcha a Brasília, no dia 7 de maio, os informes das entidades dão conta de que há uma expectativa de que compareçam cerca de 7 mil servidores na luta pela campanha salarial 2014. No dia anterior ocorrerá uma marcha da educação, com a participação do Sinasefe e Fasubra (entidades em greve) e Andes.

Informes sobre greve e mobilização

O Andes informou que haverá no período de 12 a 16 de maio uma semana de mobilização local nas Instituições Federais e um paralisação nacional no dia 21 de maio. Nos dias 24 e 25 será realizada uma nova reunião da IFEs para decidir sobre a deflagração da greve.

Segundo a Fasubra, que está em greve desde o dia 17 de março,  39 universidades estão paralisadas. Esperam levar aproximadamente 1500 pessoas para a marcha da Educação do dia 06 e para a marcha dos SPF´s no dia 7 de maio.

A Condsef informou que inicia greve na cultura no dia 12/05 e que será realizada plenária no dia 08/05 para discutir greve nos demais órgãos, com possibilidade no Incra, Ibama e em setores da saúde.

No Sindireceita, o conselho reúne-se nos dias 7 e 8 de maio para discutir a a deflagração da greve.

No Sinasefe a greve iniciou no dia 22 de abril e já conta com 14 estados paralisados. Realizaram uma plenária no último fim de semana para discutir o fortalecimento da greve.

Greve na Fenajufe 

A greve no judiciário federal teve início no dia 29 de abril, com a entrada de Bahia e Mato Grosso. No próximo dia 5, Mato Grosso inicia a greve com foco nos últimos dias do cadastro nos fóruns eleitorais.

Confira abaixo o quadro geral dos sindicatos da base da Fenajufe:

EntidadesQuadro Nacional de mobilização Atualizado em 30/4, às 14 horas
Sindjufe/BAEm greve por tempo indeterminado, desde o dia 29/4. Os servidores programaram a realização de um ato no TRE no dia 7/05 (dia de encerramento do cadastro eleitoral) e marcaram para o dia 8/05 a próxima assembleia geral, que pelo rodízio será na Justiça Federal. Os servidores do TRT manifestaram sua indignação com o Ato da Presidência do TRT5 que determinou corte imediato de ponto dos que aderirem ao movimento paredista, o qual está bastante forte naquele órgão. Em uma setorial realizada lá, ainda pela manhã, os servidores decidiram que não irão ceder a esse ato arbitrário da Presidência do órgão. Os servidores marcaram outra assembleia setorial para hoje pela manhã, no Comércio. Hoje também (30) está havendo uma setorial em Feira de Santana. Os servidores da JF também informaram sobre a determinação da Diretora do Foro em exercício, de restaurar a Portaria da Diref que cobrou compensação hora-a-hora dos servidores desse Órgão na ocasião da greve de 2012. E da mesma forma que os colegas do TRT, decidiram não ceder às pressões. Também marcaram a sua setorial para hoje, 30, no saguão do prédio sede da seccional. Os servidores do TRE informaram sobre a grande adesão do órgão ao movimento paredista, tanto na Capital como no Interior. Alguns jornais solicitaram entrevista e o Jornal A tarde esteve presente durante toda a assembleia.
Sindijufe/MTEm greve por tempo indeterminado desde o dia 29/4. No dia 30, haverá assembleia geral extraordinária no TRE, distribuição de panfletos no TRT, convidando os colegas a aderirem à Greve.
Sindjufe/MSGreve por tempo indeterminado a partir de 5/5,  com assembleia para avaliação do movimento no dia 07/5, quando será decidido a conveniência ou não da continuidade do movimento.
Sintrajufe/RS29/4: paralisação de 24 horas, com realização de ato público. No início da tarde, antes da realização do ato, foi realizada uma caminhada entre os prédios das varas trabalhistas de Porto Alegre, com colegas da JT e aposentados. Com palavras de ordem de incentivo à mobilização, os colegas chamaram os demais colegas a fortalecer a atividade.  A partir das 14h, os colegas da Federal e da Eleitoral chegaram em ônibus e somaram-se à concentração nas varas trabalhistas, de onde seguiram em caminhada até o TRT. A Avenida Praia de Belas, no sentido bairro-Centro, foi bloqueada pelos servidores, que gritavam palavras de ordem, agitavam bandeiras e faziam barulho com apitos, chamando atenção para a pauta de reivindicações e dialogando com a população sobre a necessidade de ir para a rua, na luta por valorização, contra o desmonte da carreira e a retirada de direitos. Antes do início do ato, colegas entraram no TRT. Do saguão, com palavras de ordem e apitaço, chamaram os demais a descer se unir à atividade no lado de fora do prédio. Em frente ao TRT, a categoria do Judiciário recebeu o importante reforço dos servidores das instituições federais de ensino, em greve desde o dia 17 de março. Foi dado início, então, ao ato unificado. Durante o dia, várias cidades informaram ao sindicato sobre a adesão. Até o fechamento desta matéria, o sindicato recebeu a informação de que houve paralisação nas seguintes localidades: JT Bento Gonçalves, JT Cachoeira do Sul, JT Canoas, JF Capão da Canoa, JT Caxias do Sul, JT Ijuí, JF Novo Hamburgo, JT Pelotas, JT Rio Grande, JT Santa Vitória do Palmar, JT Santana do Livramento, JT Santiago, JT São Borja, JT Sapucaia do Sul, JT Taquara, JT Taquari, JT Torres, JT Vacaria, JT Viamão. Os colegas da JT São Lepoldo, mobilizados, realizaram assembleia de base no dia de hoje. 9/5: paralisação de 24 horas com assembleia geral de avaliação do movimento.
Sindjus/ALAssembleia Geral dia 7/5 para discutir a greve por tempo indeterminado.
Sisejufe/RJOs servidores do Judiciário Federal no Rio farão, na próxima quarta-feira (7/05),paralisação de duas horas em todos os setores. Na manifestação os servidores deverão usar roupa preta em sinal de insatisfação em relação ao descaso do governo com as reivindicações da categoria. Houve a definição, ainda, de realizar nova assembleia no dia 14 de maio para avaliar o andamento do processo de mobilização nacional e o resultado da mesa de negociação, que está marcada para o dia 9 de maio com representantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e tribunais superiores.
Sintrajud/SPEm São Paulo, a greve por tempo indeterminado deve começar no dia 15 de maio. Com essa decisão, tomada na assembleia geral na terça-feira, 29, no fórum trabalhista Ruy Barbosa, os servidores vão construir a mobilização com mais força, ganhando mais adesões nos diferentes tribunais. A ideia dos servidores de São Paulo é garantir a coesão da categoria no estado, sem deixar de considerar os outros estados que estão construindo a luta. Os servidores também estão de olho nas demais categorias do funcionalismo público, que já estão em greve, como os técnicos administrativos das universidades federais e das escolas técnicas federais.
Sintrajusc/SCEm Assembleia/Ato realizada dia 29, os servidores aprovaram estado de greve nas 3 justiças, com o objetivo de fazer o movimento crescer e chegar à deflagração da greve na segunda quinzena de maio. Também foi aprovada paralisação de 3 horas no dia 15 de maio, das 15 às 18h, na frente dos prédios dos gabinetes dos desembargadores do TRT-SC e secretarias de Turmas, na Rio Branco. O servidores de todo o estado também devem fazer paralisação nesse dia e horário. Também no dia 15 haverá nova assembleia para definir os rumos do movimento.Outro encaminhamento aprovado foi a participação no ato dos servidores públicos federais marcado para o dia 7 de maio, às 15 horas, na frente do IBGE. Os servidores do Judiciário, para esse ato, irão se concentrar às 14h30 na frente do TRE-SC e depois se dirigir ao prédio do IBGE, na rua João Pinto, centro da Capital.
Sindiquinze/SPAssembleia Geral no dia30 de abril de 2014
Sitraemg/MG30/04 – haverá Assembleia Geral Extraordinária, na sede do SITRAEMG, para deliberar sobre a seguinte pauta: 1) Campanha Salarial/2014; 2) Discutir e votar paralisação no dia 07 de maio; 3) RA 01/2014, do TRT; 4) PL 7027/2013, que trata da isonomia entre chefes de cartório das capitais e do interior, da função comissionada para assistente de cartório e cria mais cargos para as zonas eleitorais formadas após a lei 10.842/04.
Sintrajuf/PEAssembleia setorial no TRE dia 30/4 (quarta-feira)
Sintrajufe/PIAssembleia setorial no TRT e cartórios dia 30/4
Sintrajufe/MA30/4 – realização de ato público com os movimentos sociais para marcar o dia do trabalhador – Concentração em frente à Biblioteca Pública, às 16 h. 5 a 9/5 – assembleias setoriais para discutir mobilização e greve.