Eleito novo Presidente da AMB

13.11.2007-Com 82,65% dos votos, Juiz de Pernambuco é eleito presidente da entidade

O novo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) é o juiz de direito pernambucano Mozart Valadares Pires. A chapa encabeçada por ele foi eleita na sexta-feira com 82,65% dos votos. Os magistrados eleitos dirigirão a entidade nacional de 2008 a 2010. A posse dos novos membros dos conselhos Executivo e Fiscal da AMB será no dia 12 de dezembro, em Brasília (DF).

Mozart, que foi candidato da situação, obteve 5.487 votos. O juiz Carlos Hamilton, do Piauí, que concorreu pela oposição, teve 1.152 votos, ou 17,35%. No geral a abstenção foi grande: 48% dos magistrados associados não votaram. Mas no DF ocorreu a maior abstenção do país: somente 36% dos magistrados de Brasília votaram, ou seja, 64% dos magistrados residentes na capital do País não votaram. Apesar do baixo índice, o quorum do DF foi considerado excelente se comparado com o quorum das eleições realizadas em 2004 quando somente 18% dos magistrados do Distrito Federal votaram. Na opinião do juiz Roberval Belinati, presidente da Comissão Eleitoral Geral da AMB, o quorum dobrou no DF em 2007 porque dois juízes do TJDFT integraram as chapas concorrentes. Faz parte da chapa vitoriosa a juíza Maria Izabel da Silva, presidente da AMAGIS-DF, como membro do Conselho Fiscal. O juiz Robson Barbosa de Azevedo do TJDFT concorreu pela chapa da oposição.

A nova diretoria da AMB vai administrar uma receita anual em torno de 8 milhões de reais, proveniente da contribuição mensal de R$ 55,00 de cada um dos 13.240 magistrados associados em todo o país. Só no DF são 413 magistrados associados à entidade nacional, entre juízes, desembargadores e ministros dos tribunais superiores.

O juiz Roberval Casemiro Belinati presidiu a Comissão Eleitoral Geral da AMB com o auxílio dos juízes de direito Maria Leonor Leiko Aguena, Asiel Henrique de Sousa, Carlos Alberto Martins Filho e Margareth Cristina Becker, todos com atuação no TRE-DF.

Segundo informou o Juiz Roberval Belinati, 69 magistrados do DF e 11 do Amazonas votaram pela internet. O resultado da votação pela internet apresentou 58 votos para a chapa de Mozart e 22 votos para Carlos Hamilton. Os votos apurados em cédula na AMAGIS-DF apresentaram 61 votos para Mozart e 15 para Carlos Hamilton.

Fonte: Intranet/TJDFT