Diretorias Regionais serão eleitas em 7 de novembro

26.09.2008-Saiba como serão as eleições e como votar

BRASÍLIA 26/09/2008 – As eleições para as Diretorias Regionais da AGEPOLJUS acontecerão simultaneamente no dia 07/11, uma sexta-feira, pouco mais de uma semana após o segundo turno das eleições municipais. A data foi decidida na reunião de Diretores da AGEPOLJUS nesta quarta-feira.

Haverá eleição nos Estados de Acre, Amazonas/Roraima, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará/Amapá, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, além do Distrito Federal e da 15ª Região da Justiça do Trabalho: Campinas.

Compõem a Diretoria Regional:

Diretor Regional Titular : responsável por representar a AGEPOLJUS em seu Estado, efetuar gastos de representação em nome da AGEPOLJUS respeitando a cota que lhe é destinada, em concordância com o Diretor Regional Suplente e Conselheiros e demais atribuições do artigo 27 do estatuto.

Diretor Regional Suplente : que assume a diretoria em caso de impedimento do Titular.

Conselheiro : eleito para cada ramo do Judiciário ou cada unidade predial. Responsável pelas ações e filiações da AGEPOLJUS em seu órgão de trabalho, atuando como um delegado.

Como acontecerá a eleição:

A eleição acontecerá por meio do voto eletrônico no site da AGEPOLJUS. Cada eleitor poderá votar uma única vez em um candidato a Diretor Regional e um candidato a Conselheiro, de acordo com o ramo do Judiciário ou unidade predial a que pertença.

Será eleito Diretor Regional Titular o candidato mais votado no pleito. O segundo colocado será o Diretor Regional Suplente. Será eleito Conselheiro o mais votado em cada ramo do Judiciário ou unidade predial.

Quem poderá votar:

São eleitores todos os associados à AGEPOLJUS que na data da eleição estejam em dia com as suas obrigações, ou seja, que tenha sido descontada sua primeira contribuição (art. 34, parágrafo único)

Os associados que pertencem a tribunais cujo desconto em folha não está sendo efetuado, devem providenciar o pagamento de sua mensalidade à AGEPOLJUS por meio do boleto bancário enviado por e-mail. Para isso, devem enviar um e-mail para comunicacao@agepoljus.org.br informando o padrão da categoria em que se encontram (de 1 a 15) e solicitando que lhe seja enviado o boleto.

Quem poderá se candidatar:

Podem ser candidatos os associados que na data da eleição tenham mais de seis meses de inscrição no quadro de associados da AGEPOLJUS e estiverem em dia com suas obrigações. (art. 42, II)

Os candidatos devem registrar-se até dez dias antes da data da eleição (art. 40), ou seja, até 28 de outubro.

É de responsabilidade dos candidatos o envio de informações referentes a sua candidatura que serão exibidas no site, tais como foto e propostas por escrito.

Como votar :

Da mesma forma que na eleição nacional, realizada em agosto, o Agente deverá possuir o login e a senha de acesso às áreas restritas do site da AGEPOLJUS para poder votar. Se você ainda não tem esses dados entre em contato com a AGEPOLJUS pelo e-mail   comunicacao@agepoljus.org.br . Na eleição anterior, muitos Agentes não receberam o login e a senha por não terem um e-mail cadastrado em sua ficha ou por terem digitado o endereço de forma incorreta no cadastro.

Além disso, é importante ter o login e a senha para que você possa atualizar sempre que necessário seus dados junto a AGEPOLJUS.

O sistema de votação :

A AGEPOLJUS criará dois links no Menu Principal do site. No primeiro os Agentes poderão ver os candidatos aos cargos de todos os Estados. Ao clicar em um nome, será mostrada a foto do candidato e as suas propostas. No outro link, que poderá apenas ser visualizado na data da eleição, o Agente poderá votar apenas nos candidatos que concorrem aos cargos em disputa no seu Estado.

Por isso, confira na sua ficha virtual, disponível no último link do Menu Principal após estar logado, se o campo Estado na área em que está o seu endereço, CEP, etc. está correto.

 Informações adicionais :

Caberá ao Diretor Regional ou representante do Estado definir o número de unidades (Tribunais) a serem representadas por Conselheiros.

A AGEPOLJUS trabalhará para que sejam eleitos também neste pleito os Diretores dos Estados que ainda não contam com uma Diretoria Regional.

 Haverá eleição mesmo nos Estados que apresentarem apenas um candidato para cada cargo (um Diretor Regional Titular, um Suplente e um Conselheiro para cada ramo do Judiciário ou unidade predial) para que o resultado seja legitimado.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio da Palavra do Colega e de nossos e-mails.