COMISSÃO DE SEGURANÇA DA JUSTIÇA FEDERAL DEBATE DEMANDAS INSTITUCIONAIS
A Comissão de Segurança da Justiça Federal (CS/JF) reuniu-se, virtualmente, na manhã da sexta-feira (12), para elaborar e analisar propostas de ações institucionais com o objetivo de padronizar e integrar a segurança no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus. Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), juiz federal Daniel Marchionatti, que destacou a importância de promover a interlocução com os Tribunais Regionais Federais (TRFs) para encontrar formas efetivas de enfrentar os desafios e aprimorar as ações institucionais.
“Nós estamos procurando estabelecer um diálogo estreito com as Regiões para termos uma ideia das carências e para nos inteirarmos das necessidades de aprimoramento das estruturas das áreas de segurança, de forma a fortalecermos esses serviços. Esse trabalho deve ser sempre feito de forma colaborativa, contando com a contribuição das seis Regiões”, afirmou o secretário-geral.
Os integrantes da comissão debateram os desafios enfrentados pela Polícia Judicial e trocaram ideias e experiências quanto às escalas de plantões, força de trabalho, serviços de inteligência, capacitação e treinamento, bem como política de uniformização de armamentos e equipamentos de segurança para toda a Justiça Federal.
Estiveram presentes os representantes das seis Regiões: desembargador federal Hercules Fajoses (TRF1); coronel Alexandre Cavalcanti Guimarães (TRF2); delegado de Polícia Federal Guilherme de Castro Almeida (TRF3); desembargador federal Luiz Carlos Canalli (TRF4); juiz federal Tiago Antunes de Aguiar (TRF5); e desembargador federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes (TRF6).
Também participaram a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Alcioni Escobar, e o assessor-chefe de Segurança Institucional e de Transporte do CJF, Alexandre Fagundes.
Encaminhamentos
O assessor-chefe de Segurança Institucional e de Transporte do CJF, Alexandre Fagundes, ao avaliar os resultados do encontro, afirmou que a reunião foi “muito proveitosa e os encaminhamentos sugeridos foram muito oportunos. Todas as sugestões e apontamentos serão analisados cuidadosamente e o CJF irá atender na medida do possível”.
Sobre a Comissão
Criada pela Portaria CJF n. 244/2020, a Comissão de Segurança da Justiça Federal (CS/JF) tem o objetivo de atender à Política de Segurança Institucional da Justiça Federal, de maneira a possibilitar a uniformização, padronização e integração da segurança institucional no âmbito do Conselho e da Justiça Federal.
Fonte/foto: CJF