AGEPOLJUS se reúne com Diretor Geral do STF

9.8.2010-Reunião tratou do PCS, PEC 358/05 e Curso de qualificação

BRASÍLIA 9/8/2010 – A AGEPOLJUS se reuniu na sexta-feira (6) com o Diretor Geral do STF Alcides Diniz e o Secretário de RH, Amarildo Vieira, para tratar de assuntos como o PCS, PEC 358/05, e o PLC 3/2010 (porte de armas). De acordo com o Diretor Geral, o Presidente do Supremo, Ministro Cezar Peluso, tem trabalhado com afinco pela aprovação do PCS e é contrário a mudanças no projeto. As conseqüências de defender modificações no plano podem ser gravíssimas, a ponto de o STF utilizar sua competência legislativa e  retirar o PCS do Congresso.

Os Diretores lembraram que os Deputados podem fazer algumas modificações no texto, mas mudanças na essência do quadro do Judiciário só podem ser propostas pelo STF.

A AGEPOLJUS pediu apoio para que o STF encampe a luta para aprovação da PEC 358/05, no entanto, de acordo com Alcides, o Presidente Cezar Peluso não concentrará atenção em outro projeto, sem a aprovação do PCS.

Os dirigentes da Associação também expuseram a possibilidade de os Agentes de todo o país participarem voluntariamente da segurança do processo eleitoral, a exemplo do que ocorre na Bahia. O Diretor Geral considerou uma ideia plausível. A AGEPOLJUS tratará do tema com a Diretoria Geral do TSE.

Duas cortesias para o curso de qualificação da categoria, promovido pela Associação em agosto, foram oferecidas ao tribunal. A AGEPOLJUS também colocou os ministrantes disposição para ministrar cursos ao tribunal. Alcides elogiou a iniciativa e afirmou que considera a Associação avançada em termos de comprometimento para prestar um bom serviço ao Judiciário.

Representaram a AGEPOLJUS o Presidente Edmilton Gomes, a Vice Fátima Arantes, o Coordenador da FENAJUFE Gerner Matos e o assessor parlamentar Alexandre Marques.