AGEPOLJUS discute portaria sobre cursos de capacitação com Diretora Geral do STJ

15.05.2008-Ato do Tribunal abre interpretação contrária à Lei 11.416/06

BRASÍLIA 15/05/2008 – A AGEPOLJUS se reuniu na tarde de ontem com a Diretora Geral do STJ, Shyrlei Maria de Lima, e o Secretário de Segurança do Tribunal, Antonio Nascimento, para tratar da portaria que regulamenta os cursos de capacitação dos Agentes daquele órgão. O ato abre a interpretação de que é preciso ser “aprovado” nos cursos para poder receber a GAS e é considerado excessivo e excludente pelos Agentes de Segurança.

Os representantes do Tribunal defenderam a portaria. A AGEPOLJUS argumentou que o ato vai contra a Lei 11.416/06, que em nenhum momento condiciona o pagamento da GAS à “aprovação” nos cursos, mas, em seu artigo 17, cita a “participação” do Agente como obrigatória para o recebimento da Gratificação. A Diretora afirmou que a norma poderá ser flexibilizada para não prejudicar os Agentes.

A AGEPOLJUS acompanhará o assunto e continuará buscando meios de modificar a portaria para que a Lei 11.416/06 seja seguida. Deve ser levado em conta que as ações aplicadas no STJ geralmente servem de base para os Tribunais da Justiça Federal.

AGEPOLJUS discute portaria sobre cursos de capacitação com Diretora Geral do STJ

Na foto: Conselheiro da AGEPOLJUS no STJ, Aquino Custódio, o Agente Rogério Rabelo, o Secretário de Segurança do STJ, a Diretora Geral Shyrlei Maria de Lima, o Presidente da AGEPOLJUS e a Diretora Administrativa Fátima Arantes.