AGEPOLJUS DÁ INÍCIO AO VIII ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES

Teve início, na manhã desta quarta-feira (14), o VIII Encontro Nacional de Gestores da AGEPOLJUS. O evento acontece na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) e reúnem mais de 100 gestores de tribunais em todo o país.

Na abertura, a Desembargadora presidente do TRT-1, Dra. Edith Maria Correa Tourinho, se disse honrada com o Tribunal do Trabalho do Rio de Janeiro receber a realização de um evento tão relevante para a segurança institucional do Poder Judiciário.

A magistrada parabenizou a AGEPOLJUS pela realização e deu as boas-vindas a todos os presentes. “Tenho certeza que será um evento muito produtivo no aprimoramento e capacitação dos servidores da segurança”, finalizou.

O diretor da Escola Judicial do TRT, Desembargador Leonardo da Silveira Pacheco, lembrou que o Conselho Nacional de Justiça determinou a unicidade de todas as Escolas Judiciais do país o que, para ele, facilitará na condução e promoção de treinamentos para os Agentes de Polícia Judicial.

Dr. Leonardo destacou a atuação da Administração do Tribunal em favor da segurança institucional, através da Comissão de Segurança e Núcleos de Inteligência e ContraInteligência, bem como o projeto de criação de um espaço específico para treinamentos dos Agentes de Polícia, nos mesmos moldes do implementado através da Academia Nacional e no TRT da 2ª Região.

Em seguida, o coordenador geral do Sindjus/DF José Rodrigues da Costa Neto enalteceu a satisfação de estar em um evento presencial do segmento e a importância do evento realizado pela AGEPOLJUS. “Hoje teremos importantes debates e troca de experiências que serão relevantes para a segurança nos tribunais e, a partir de amanhã, teremos o 1º Congresso dos Agentes de Polícia Judicial”.

Costa Neto colocou o Sindjus/DF à disposição de todos os gestores e reafirmou o trabalho conjunto com a AGEPOLJUS na atuação pelos pleitos dos Agentes de Polícia Judicial.

O diretor da Associação no Rio de Janeiro Luiz Alberto Pereira Feitosa agradeceu o empenho da Administração do TRT-1, na pessoa da Desembargadora Edith Tourinho, nas tratativas e interlocuções para a realização dos eventos da AGEPOLJUS neste ano de 2022. “Vossa Excelência é muito importante para o nosso evento”, destacou.

Por fim, o presidente da Associação Nacional Roniel Andrade falou da satisfação do retorno das atividades presenciais da AGEPOLJUS e da presença dos mais de 300 inscritos para os três dias de eventos no Rio de Janeiro.

De acordo com ele, o Encontro de Gestores sempre foi pensado para o debate e troca de experiências sobre temas específicos na coordenação da segurança institucional do Judiciário, principalmente diante da regulamentação da Polícia Judicial através da Resolução 344/2020 do CNJ.

“É com imensa alegria que eu anuncio a abertura oficial do VIII Encontro Nacional de Gestores do Poder Judiciário da União, obrigado a todos”, encerrou.

Neste momento, os participantes acompanham a palestra “A importância das Comissões Permanentes de Segurança na implementação da Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário”, com o gestor da Polícia Judicial e membro da Comissão Permanente de Segurança do TRT-1, Jedaías Emerson Ferreira.

Ainda no período da manhã, o Chefe de Divisão de Segurança do Departamento de Segurança Institucional do Poder Judiciário (DSIPJ) do CNJ, Rogério Rocha Triani abordará a Academia Nacional: Funcionamento e Reflexos na capacitação continuada nos Tribunais.

Do Rio de Janeiro, Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *