AGENTES DE POLÍCIA JUDICIAL DO TRT-BA PARTICIPAM DE TREINAMENTO EM MINDFULNESS

Mais de 20 Agentes de Polícia Judicial do TRT da 5ª Região (BA) participaram, na última quinta (1º) e sexta-feira (02), de um treinamento em Mindfulness.

Mindfulness ou atenção plena é a prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível. É um exercício intencional, que conecta ação e pensamento. Também é conhecido como a Psicologia da Atenção Plena, onde se trabalha a disciplina da mente com o objetivo de aumentar o foco. Alguns dos benefícios da prática são: ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional e empatia, aprofundamento do autoconhecimento, aumento da capacidade de concentração, e controle do estresse e da ansiedade.

O treinamento, promovido através da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, o conteúdo repassado aos participantes integrou o Protocolo de MindfulnessBased Health Promotion (MBHP), que expande o conceito de Mindfulness para a promoção da saúde. O evento, uma iniciativa da Diretoria Geral do TRT-5, em parceria com a Coordenadoria de Saúde e a área de Psicologia, teve como instrutor o médico Marcelo Demarzo, formado pela USP, com pós-doutorado em Mindfulness e Saúde pela Universidad de Zaragoza (Espanha). É professor, pesquisador e vice-coordenador do programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) em saúde coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina – Unifesp.

Ele também é fundador e coordenador do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta, Unidade de extensão acadêmica e centro de pesquisa ligada à Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.

O médico é ainda responsável por desenvolver o protocolo MBH e autor do Programa de Compaixão Baseada nos Estilos de Apego (ABCT), em parceria com o psiquiatra Javier García-Campayo, da Universidade de Zaragoza (Espanha).  Também, membro honorário do Advisory Board Committee do ACCESS MBCT da Universidade de Oxford, fundador da Mindfulness Brasil (http://mindfulnessbrasil.com), que promove a prática e o desenvolvimento profissional no país a partir do método brasileiro – MBHP – além do método desenvolvido na universidade de Oxford, MBCT (MindfulnessBased Cognitive Therapy for Depression).

O diretor da AGEPOLJUS na Bahia, Cristiano Matsumoto participou do curso para o aprimoramento da atenção plena pelos Agentes de Polícia Judicial. De acordo com ele, a qualificação foi importante para o segmento, uma vez que, durante a pandemia da Covid-19, os Agentes de Polícia Judicial foram os únicos servidores que permaneceram 100% no trabalho presencial, com a preocupação de não serem contaminados pela doença e não repassarem o vírus para seus familiares. “E no dia a dia da função, nós lidamos com os riscos e termos foco e atenção plena no que está acontecendo, com certeza, faz diferença para uma atuação mais profícua e de maior excelência”, finaliza.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com informações do TRT-5

Um comentário sobre “AGENTES DE POLÍCIA JUDICIAL DO TRT-BA PARTICIPAM DE TREINAMENTO EM MINDFULNESS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *