Agente de Segurança fala sobre a Dança na Melhor Idade durante 3º CONAP da Fenajufe
Quarta-feira, 9 de Abril de 2014.
@Agepoljus_OF
Luciano Beregeno
Comunicação AgepoljusAtualizada às 9h40 de 10/04/2014
O 3º Encontro Coletivo dos Aposentados da Fenajufe – CONAP, que aconteceu no Hotel Nacional em Brasília no sábado, 5, contou com momentos de grande interação entre os participantes. Além da programação protocolar – com a discussão de temas relacionados aos servidores aposentados, como os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e a participação destes servidores nas lutas por direitos – o evento contou ainda com uma palestra sobre os benefícios da dança na Melhor Idade.
Ministrada pela Agente de Segurança do TJDFT e Diretora de Organização Sindical e Formação Política do SINDJUSDF e Vice Presidente da ASSEJUS, Fátima Maria de Araújo Arantes, a palestra abordou as vantagens da dança como atividade física e antiestresse. “Ela traz bem estar a quem dança, pois provoca a liberação da substância endorfina”, explica Fátima à reportagem. E completa: “Esta é a razão de ninguém dançar com cara emburrada. Todos que optam por dançar vivem de bem com a vida, desenvolve a flexibilidade e a coordenação motora, enfim, quem dança é muito mais feliz”, avalia.
A palestrante também explicou que a diferença entre a dança e outros tipos de exercício tradicionais, é a melhora do equilíbrio, a socialização e o caráter lúdico, que ajuda a prevenir a depressão. “A dança desafia o cérebro, uma vez devido ter que memorizar um conjunto sequencial de passos para compor a coreografia, exige memorização que na 3ª idade é de fundamental importância, pois auxilia no exercício do cérebro e auxiliando na prevenção da doença de Alzheimer “, explica.
Após a palestra, os participantes do 3º CONAP realizaram uma oficina de dança com o professor Kleber Santana, que em parceria com Maria de Fátima Arantes, desenvolveu passos de Tango e Forró. O vídeo da apresentação você confere AQUI.