ABERTURA DO I CONGRESSO NACIONAL DOS AGENTES DE POLÍCIA DO PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO CHAMA A ATENÇÃO PARA AS CONQUISTAS E VALORIZAÇÃO DO CARGO

As conquistas e valorização do cargo de Agente da Polícia do Poder Judiciário da União foram destacadas na cerimônia de abertura do I Congresso Nacional dos Agentes, promovido a partir da tarde desta quinta-feira (15) no Rio de Janeiro.

Ao compor a mesa da solenidade, o 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do RJ, Desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos falou da satisfação do TJ em sediar a realização deste primeiro evento dos Agentes de Polícia do Poder Judiciário da União. O magistrado lembrou a importância do segmento e a necessidade de o Judiciário instituir uma polícia própria, uma vez que a maioria dos tribunais do país dependiam das forças de Segurança Pública para a proteção de autoridades.

“Faltava Inteligência dentro da segurança institucional do Poder Judiciário. Eu tenho certeza que este I Congresso será muito produtivo pela importância deste novo formato que o segmento se coloca”, destacou.

Diretor do Foro da Justiça Federal no Rio de Janeiro e integrante do Conselho Nacional de Justiça, o juiz Osair Victor chamou a atenção para o respeito e valorização que os Agentes conquistaram a partir da aprovação da Resolução nº 344. “Ser chamado de polícia traz uma outra conotação e importância para o cargo, chamando a atenção para a relevância de maior treinamento e qualificação dos Agentes em todo o país”.

O juiz também expôs e enalteceu o trabalho desempenhado pela Polícia Judicial da JFRJ.

O Inspetor da Guarda Municipal do Estado, Eduardo Martins falou do respeito e aprendizagem em prestigiar o Congresso dos Agentes de Polícia Judicial como categoria integrante da segurança.

José Rodrigues da Costa Neto, coordenador geral do Sindjus/DF, também integrou a mesa de abertura e lembrou de toda a atuação da AGEPOLJUS e sindicato em prol da aprovação da Resolução nº 344 junto ao CNJ, bem como a aprovação ocorrida na última semana junto ao Supremo Tribunal Federal com o envio do Projeto de Lei nº 2447/2022 ao Congresso Nacional para a regulamentação do poder de polícia no Judiciário Federal.

“Nós já estamos trabalhando junto aos parlamentares para que esse PL seja aprovado o mais rapidamente, trazendo essa imensa vitória para o nosso segmento”.

O diretor da AGEPOLJUS em Minas Gerais e coordenador do Sitraemg Nelson da Costa Santos Neto enfatizou que um evento dessa magnitude não é feito sozinho. “Só nós aqui não faríamos esse Congresso. A presença de cada um de vocês é essencial para o sucesso desta retomada presencial”.

Por fim, o presidente da Associação Nacional Roniel Andrade relembrou a realização dos seminários, quando representantes dos Agentes de Segurança, e destacou o salto obtido pelo segmento com a instituição da Polícia do Poder Judiciário da União. “Esse I Congresso nos traz maior qualificação e nos eleva enquanto categoria. Eu tenho certeza de que nós teremos importantes debates com as brilhantes palestras que ocorrerão entre hoje e amanhã”.

O I Congresso Nacional dos Agentes de Polícia do Poder Judiciário da União reúne mais de 150 participantes, nesta quinta (15) e sexta-feira (16), no auditório da EMERJ, localizado na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Do Rio de Janeiro, Caroline P. Colombo

One thought on “ABERTURA DO I CONGRESSO NACIONAL DOS AGENTES DE POLÍCIA DO PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO CHAMA A ATENÇÃO PARA AS CONQUISTAS E VALORIZAÇÃO DO CARGO

  • 16 de setembro de 2022 em 09:48
    Permalink

    Estou participando do evento representando o TRE/SP! Agradeço pelo honroso convite e pela excelente dinâmica dos palestrantes.

    Reginaldo Orlando Augusto.
    Agente de Polícia Judicial
    Chefe da Seção de Inteligência
    TRE/SP

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *