ACADEMIA NACIONAL DA POLÍCIA JUDICIAL SEDIARÁ CURSO DE INTELIGÊNCIA DA SENASP: POLICIAL JUDICIAL DO STF INTEGRA CORPO DE INSTRUTORES

A Academia Nacional da Polícia Judicial (ANPJ) em Brasília receberá de 4 a 8 de agosto a 2ª turma do Curso de Análise de Propaganda e Contrapropaganda (CAPC), integrante do cronograma oficial de capacitação em Inteligência de Segurança Pública coordenado pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DIOPI/SENASP), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A realização marca a primeira vez em que um módulo desta qualificação acontece na estrutura da Polícia Judicial.

O CAPC contará com a participação, entre os instrutores, do Policial Judicial Maurício Viegas, assessor de Inteligência da Secretaria de Polícia Judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2020. Viegas integrou, naquele ano, o Grupo de Trabalho responsável pela concepção e estruturação do curso e atuou como instrutor em sua 1ª edição, realizada em 2024 na sede do MJSP.

Para o instrutor, a formação chega em momento estratégico diante da disputa crescente por atenção e influência no ambiente informacional. “Esta é uma capacitação de importância seminal para analistas de Inteligência, tanto no âmbito da segurança pública quanto da segurança institucional, posto que, na atualidade, há uma profusão de meios disponíveis para a veiculação de mensagens por parte de atores adversos — como organizações criminosas ou grupos extremistas — que se utilizam do ambiente informacional para atingir diferentes públicos”, avalia Viegas.

Ao sediar o curso, a ANPJ amplia a cooperação técnica entre a Polícia Judicial e a SENASP, aproximando práticas, metodologias e padrões de análise empregados nos campos da segurança pública e da proteção institucional do Poder Judiciário. A expectativa é de que o intercâmbio fortaleça capacidades de monitoramento, interpretação e resposta a narrativas hostis ou desinformativas que possam impactar a segurança de autoridades, instalações e servidores.

A AGEPOLJUS parabeniza o policial Viegas, bem como ressalta a relevância da realização do treinamento em um espaço dedicado à qualificação da Polícia Judicial.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *