AGENTE DE POLÍCIA DA JFRN PARTICIPA DE CURSO DE SOBREVIVÊNCIA E ADAPTAÇÃO NA CAATINGA

O Agente de Polícia Judicial da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, Francisco de Lima Silva, participou, entre os dias 17 e 19 de novembro, do curso ESAC – Estágio de Sobrevivência e Adaptação na Caatinga.

Promovido pelo Grupo de Instrução e Treinamentos Especiais (GITE), o estágio foi coordenado pelo Instrutor José Aparecido Santana, e abordou temas de primeiros socorros, ações em caso de acidentes com animais e insetos venenosos ou peçonhentos, deslocamento diurno e noturno com e sem instrumentos de orientação, além de técnicas para se manter hidratado e protegido da insolação, e o reconhecimento de plantas úteis e perigosas para uso humano.

Segundo Francisco, após toda a teoria, o aluno é submetido ao período prático onde demonstra as habilidades para a sobrevivência no bioma da Caatinga. “Neste momento, realiza-se a construção de abrigo e acomodação suspensa para que o sobrevivente possa dormir, bem como a improvisação de macas e simulação do transporte de feridos, construção de armadilhas para captura de alimentos”, explica o Agente de Polícia Judicial.

O Grupo de Instrução e Treinamentos Especiais atua no Ceará com cursos e qualificação para a PMCE, PCCE, SEJUS, Grupo de Apoio Penitenciário, entre outros.

A AGEPOLJUS parabeniza o colega Francisco de Lima Silva pela realização do estágio, tão importante para o aprimoramento da Polícia Judicial, principalmente para aqueles servidores que atuam em regiões de Caatinga.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *