AGEPOLJUS LEVA AO CJF PROPOSTAS DE MUDANÇAS URGENTES NO TAF E SOLICITA SUSPENSÃO DOS TESTES JÁ AGENDADOS

A AGEPOLJUS participou, na última quarta-feira (26), de audiência no Conselho da Justiça Federal (CJF) para tratar das alterações necessárias na norma que regulamenta o Teste de Aptidão Física (TAF) no âmbito da Justiça Federal de Primeiro e Segundo Graus.
Representando a Associação, o Coordenador Geral, Darney Bessa, e o Coordenador Sul-Sudeste, Edilson Vidal, foram recebidos pelo Assessor-Chefe da Segurança, Geovaldri Laitartt, e pelo Secretário de Gestão de Pessoas do CJF, Erico Fagundes, também Agente da Polícia Judicial. Durante a reunião, os dirigentes foram informados de que propostas de ajustes pontuais na Resolução 704/2021 já estão em andamento no Conselho.
A AGEPOLJUS apresentou uma exposição detalhada dos graves incidentes ocorridos durante a realização de testes, bem como sugestões para uma unificação do TAF na Justiça Federal que preserve a saúde dos servidores, sem prejudicar a execução das avaliações e a manutenção da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS).
A orientação recebida foi para que a entidade formalizasse as propostas em documento escrito — encaminhado nesta sexta-feira (28) ao Secretário-Geral do CJF, juiz Erivaldo dos Santos.
No documento, a AGEPOLJUS também solicita a suspensão dos TAFs já agendados até que as alterações propostas sejam aprovadas, medida considerada urgente diante dos riscos identificados.
Confira:
A partir de agora, a Associação atuará para que as sugestões sejam apresentadas a todos os integrantes do Conselho, especialmente aos presidentes dos seis TRFs, buscando o apoio necessário para que o tema entre em pauta e seja deliberado.
A expectativa é de que a atualização normativa ocorra o mais breve possível, preferencialmente no início de 2026.
A AGEPOLJUS conclama os sindicatos locais a se somarem ao esforço, sensibilizando as Administrações dos Tribunais Regionais Federais para a necessidade imediata de revisão do texto vigente. A Associação reafirma o compromisso com a segurança, a saúde e a valorização dos Policiais Judiciais em todo o país.
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo
