CURSO INÉDITO FORMA PRIMEIROS INSTRUTORES DE ARMAMENTO E TIRO DA JUSTIÇA FEDERAL DE PERNAMBUCO

A Justiça Federal em Pernambuco concluiu, no último dia 20 de outubro, o 1º Curso de Formação de Instrutores de Armamento e Tiro da JFPE, um marco inédito para a instituição e para a Polícia Judicial. A capacitação, realizada entre 20 de agosto e 20 de outubro, ocorreu em formato híbrido, com atividades presenciais no Centro de Treinamento da Superintendência da Polícia Federal de Pernambuco e atividades teóricas em ensino a distância (EAD).

Ao todo, 11 Policiais Judiciais participaram do treinamento, que contou com 100 horas-aula e abordou desde técnicas de condução de linha de tiro até normas de segurança e manuseio de diferentes armamentos — pistola, revólver, espingarda calibre 12, carabina 9mm e carabina plataforma AR 556 NATO. A formação seguiu os parâmetros da Instrução Normativa nº 111/2017 da Polícia Federal e incorporou temas específicos à atuação do Policial Judicial no âmbito da Justiça Federal.

Entre os instrutores da formação, estiveram os Policiais Judiciais Antônio Solano, Klinger Lins e Leandro Pontes, além do juiz federal Tiago Antunes, presidente do Comitê de Segurança da Seção Judiciária de Pernambuco. Participaram ainda os instrutores Emmanuel Moraes e Rodrigo Ramiro (PRF); Sérgio Gois (PF); Túlio Correia (PF) e Daniel Magliano (PMPE).

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, realizada na última segunda-feira (03) no Laboratório de Inovação (LABI) da sede da JFPE, estiveram presentes a diretora do Foro, Dra. Amanda Lucena, os juízes Tiago Antunes e Felipe Oliveira (Subseção de Garanhuns), além de Cleidson Carvalho, representante do Secretário de Defesa Social de Pernambuco.

O juiz Tiago Antunes ressaltou que o curso “vai além dos muros da instituição”. Segundo ele, “é um curso ímpar, pois o participante sai formado como professor, preparado para atuar tanto na Justiça Federal quanto fora dela. A formação habilita o instrutor a dar aula inclusive para civis. É um ganho pessoal e institucional, pois fortalece a segurança da Justiça Federal e valoriza nossos profissionais”.

Com a conclusão do curso, a Justiça Federal de Pernambuco passa a contar com 11 novos instrutores de armamento e tiro, fortalecendo a segurança institucional e contribuindo diretamente para o aperfeiçoamento das ações de proteção a magistrados, servidores e usuários do serviço público — um avanço significativo na estrutura de capacitação da Polícia Judicial no estado.

A AGEPOLJUS parabeniza a Justiça Federal de Pernambuco, na pessoa do juiz federal Dr. Tiago Antunes, que esteve presente no Congresso Nacional da Polícia Judicial, promovido pela Associação no mês de setembro em Vitória/ES, e enaltece a iniciativa pioneira que visa formar, cada vez mais, instrutores da própria Polícia Judicial para o treinamento e qualificação dos Agentes, fortalecendo a segurança e a valorização profissional em todo o país.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *