TRT-15 E GUARDA MUNICIPAL DE CAMPINAS ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA FORTALECIMENTO DA SEGURANÇA E CAPACITAÇÃO
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Desembargador Samuel Hugo Lima, e o secretário de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi Dias, assinaram, nesta segunda-feira (11), um Termo de Cooperação com o objetivo de fortalecer a segurança institucional e promover o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias entre as instituições. A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Presidência do TRT-15 e contou com a presença de magistrados e desembargadores do TRT-15, além do assessor de Segurança da Presidência do Tribunal, Cleber Ribeiro Morello e o diretor do Centro Integrado de Comando e Controle de Campinas (CICC), Sílvio Lavorato.
O termo visa à realização de ações conjuntas, como o compartilhamento de informações de segurança, o oferecimento de cursos de formação e aprimoramento profissional, além de eventos de interesse comum. Entre as ações previstas, o TRT-15 se compromete a fornecer dados relevantes para a segurança institucional e disponibilizar vagas em cursos de formação pela Escola Judicial (Ejud-15). Em contrapartida, a GM-Campinas vai oferecer apoio técnico e operacional ao Tribunal de Campinas e permitir o acesso ao seu sistema de monitoramento de segurança, o CICC.
Outro ponto de destaque do acordo é a futura integração das câmeras do perímetro externo das instalações do TRT-15 com o CICC da GM-Campinas, proporcionando um monitoramento mais eficaz. “O TRT-15 e a Guarda Municipal de Campinas, ao firmarem este acordo, demonstram o compromisso com a inovação, a eficiência e a segurança pública, pilares fundamentais para o bom funcionamento das instituições e para o bem-estar da sociedade”, salientou o presidente Samuel.
O acordo, que tem prazo de vigência de 24 meses, não envolve transferências de recursos financeiros entre as partes, e os direitos de propriedade intelectual sobre as metodologias compartilhadas ficam resguardados para cada instituição. Além disso, o termo estabelece medidas de sigilo e segurança para o tratamento de dados.
O secretário Christiano Biggi, destacou a importância do TRT no cenário nacional. “Este termo reflete uma visão que temos na Secretaria de integrar todos os órgãos, e tenho percebido que este é também o posicionamento do tribunal. Gostaria de enaltecer e parabenizar o TRT-15 pela iniciativa e colocar a Secretaria de Segurança Pública e a Guarda Municipal de Campinas à disposição, e tudo aquilo que elas puderem servir a esse tribunal, que é uma referência em nosso país”, finalizou.
Em maio deste ano, o Coordenador-Geral da AGEPOLJUS Darney Bessa esteve em Campinas para o 2º Congresso do Sindiquinze, oportunidade em que parabenizou o presidente do Tribunal Trabalhista da 15ª Região pelas implementações de treinamento e qualificação dos policiais judiciais, bem como a valorização do segmento. “O Termo assinado pela 15ª demonstra o quanto nossos policiais judiciais estão qualificados para serem instrutores em treinamentos dos Agentes da Segurança Pública, ao mesmo tempo em que a GM contribui com a excelência do trabalho desempenhados pelos nossos policiais”, enfatiza.
Fonte/foto: TRT-15, editado por Caroline P. Colombo