STF EMPOSSA 40 NOVOS AGENTES DE POLÍCIA JUDICIAL

O Supremo Tribunal Federal realizou, nesta segunda-feira (02), a cerimônia de conclusão do curso de formação e posse de 40 novos Agentes de Polícia Judicial. O evento marcou o encerramento do ciclo de capacitação iniciado em 5 de dezembro e a integração dos formandos ao quadro da Secretaria de Polícia Judicial da Corte.

O curso teve como objetivo preparar os novos policiais para o pleno exercício das atribuições institucionais, com formação técnica em áreas como segurança de autoridades, atividades de inteligência, defesa pessoal policial, primeiros socorros, armamento e tiro, técnicas não letais, verbalização, direção defensiva e técnicas de abordagem, entre outras competências essenciais à função.

Além da capacitação técnica, a formação também foi voltada ao fortalecimento do sentimento de pertencimento e à consolidação de valores institucionais indispensáveis à atuação policial no âmbito do STF.

Ao saudar os formandos e seus familiares, o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, destacou que a atividade policial no Supremo “não se resume à proteção física de pessoas e instalações”, mas representa uma “garantia concreta do regular funcionamento do Supremo enquanto instituição guardiã do Estado Democrático de Direito”. O magistrado também ressaltou o simbolismo do momento para as famílias presentes ao afirmar que “nós sabemos que cada familiar, ao concluir uma etapa profissional, leva consigo um pedaço de cada integrante da família”.

A Diretora-Geral Desdêmona Arruda celebrou a conclusão da formação e enfatizou a relevância da função exercida pelos novos Agentes, destacando o compromisso ético da turma e a importância da presença feminina na Polícia Judicial. “Há uma maioria de homens na função, então saúdo especialmente as mulheres que se lançaram a esse desafio e as encorajo a persistirem nessa missão que sei que vai ser áspera para todos, mas um pouco mais áspera para as mulheres”, afirmou.

Espírito de corpo e fortalecimento institucional

O secretário de Polícia Judicial, Marcelo Schettini, reforçou que os novos Policiais Judiciais viveram um verdadeiro rito de passagem ao assumirem a função, tornando representantes diretos do Supremo Tribunal Federal. Na fala, Schettini relembrou sua trajetória à frente da Secretaria e os avanços alcançados nos últimos anos, como a evolução normativa, o aprimoramento de equipamentos, a ampliação de atribuições, novas nomeações e a oferta de cursos.

Segundo o secretário, esses avanços só se concretizam graças ao empenho coletivo dos Policiais Judiciais. “Dos veteranos, com décadas de dedicação ao Supremo, aos mais novos integrantes, todos contribuem, cada qual à sua maneira, para a solidez e o respeito conquistados por esta instituição. O espírito de corpo é o alicerce de qualquer organização — civil, militar, pública ou corporativa. É ele que nos sustenta e nos fortalece”.

Representando os formandos, a Policial Judicial Natália Santos do Bonfim ressaltou a importância da formação e a qualidade técnica dos profissionais envolvidos no curso. Para ela, o aprendizado vai além da segurança física. “Desde o início nos foi passado que não faríamos apenas a segurança das instalações do STF e de seus membros. É um valor muito maior que isso: é a função constitucional de proteger a democracia, a própria Constituição e o Estado Democrático de Direito”.

A cerimônia contou ainda com a apresentação dos formandos, exibição de vídeo institucional e a entrega dos distintivos aos novos Agentes de Polícia Judicial.

A AGEPOLJUS esteve presente na cerimônia de formatura ocorrida nesta segunda-feira e parabeniza os 40 novos Policiais Judiciais do STF, dando as boas-vindas ao quadro de servidores da segurança do Poder Judiciário.

A Associação deseja sucesso na carreira e reforça que está à disposição para unir forças nos temas que dizem respeito ao segmento e ao fortalecimento da segurança pública institucional.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo
Foto: Gustavo Moreno – STF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *