PRESIDENTE DO TRT-1 VISITA JUSTIÇA DO TRABALHO DE SP PARA CONHECER CORPO DE SEGURANÇA DO TRIBUNAL
Terça-feira, 26 de março de 2019.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), desembargador José da Fonseca Martins Junior, visitou o TRT da 2ª Região nesta quinta (21). O principal motivo foi conhecer as instalações de segurança do TRT-2, referência nacional de pioneirismo e excelência em serviços prestados nessa área. Na foto, a AGEPOLJUS recorda a simulação promovida pela equipe de segurança durante o X Seminário dos Agentes ocorrido na sede do Tribunal em São Paulo.
O diretor da Secretaria de Segurança Institucional daquele Tribunal, Marcelo Canizares Schettini Seabra, conduziu o desembargador-presidente nas visitas às instalações do Regional.
Segurança como prioridade
A primeira parada foi no Centro de Treinamento de Segurança Judiciária, que fica em unidade do TRT-2 no bairro da Barra Funda. De acordo com o diretor Marcelo Schettini, a ideia era mostrar ao presidente do TRT-1 a importância de um local específico de treinamento para os Agentes de Segurança.
“A integração de ambientes de salas de aula teórica e prática permitem maior eficiência na formação dos profissionais, de forma que a capacitação continuada, aliada às aulas de reciclagem, acaba por alinhar os ensinamentos de forma que os Agentes alcancem as estratégias organizacionais inerentes à segurança”, explicou Schettini.
O desembargador José da Fonseca Martins Júnior conheceu a sala de aula, a academia, o estande de tiro virtual e também as armas e demais equipamentos disponibilizados aos Agentes, para que eles possam, em caso de conflito, dispor de todos as opções para emprego de uso seletivo da força. O visitante também assistiu a uma breve explanação sobre normas, procedimentos e demais recursos empregados no âmbito da Segurança Institucional.
No final da tarde, a presidente do TRT-2, desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, acompanhada do desembargador Nelson Nazar, receberam o presidente do TRT-1 e comitiva, na sala da Diretoria-Geral do Tribunal, em outra unidade, também no bairro da Barra Funda. Ela discorreu brevemente sobre a atuação e as distinções do Corpo de Segurança do TRT-2, destacou a importância das parcerias institucionais e colocou todo o Regional à disposição do colega presidente.
A presidente Rilma Hemetério recordou ainda o papel importante do desembargador Nelson Nazar (presidente do TRT-2 no biênio 2010-2012 e decano da casa) na especialização do Corpo de Segurança do Regional, tomando, entre outras providências, as instalações dos portais detectores de metal e esteiras de raio-x nos acessos dos fóruns, especialmente no Ruy Barbosa, o maior deles, que abriga 90 Varas do Trabalho.
Por fim, o presidente José da Fonseca Martins Júnior foi conhecer de perto esse fórum, que tem média de frequência de 15 mil pessoas/dia. Lá, ele pôde observar de perto a atuação dos agentes de segurança e viu inúmeras facas, canivetes e demais materiais potencialmente ofensivos que foram apreendidos no acesso, proporcionando assim um ambiente mais seguro não só a juízes e servidores, mas a todos os usuários.
Fonte: TRT-2
