POLÍCIA JUDICIAL DA MS PARTICIPA DE EVENTO INTERNACIONAL SOBRE USO DE DRONES EM OPERAÇÕES POLICIAIS EM FOZ DO IGUAÇU

Representantes da Polícia Judicial da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul (JFMS) e do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24) participaram, entre os dias 18 e 20 de março, da terceira edição do Drone Policial, considerado o maior evento da América Latina dedicado ao emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs) por forças de segurança pública e equipes de busca e salvamento.

O seminário foi realizado no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu/PR e contou com a presença de autoridades e profissionais de segurança de nove países: Argentina, Bélgica, Bolívia, Chile, México, Panamá, Paraguai, Peru e Brasil.

A Polícia Judicial da JFMS e do TRT-24 estiveram no evento representada pelos Agentes Tiago Santos Souza, Rafael Kotay Lira e Keyne Augusto Keller Rizzo. Os participantes puderam acompanhar palestras, workshops e demonstrações práticas que destacaram o uso de drones em diferentes contextos operacionais, como cumprimento de mandados de prisão, combate ao crime e operações em áreas de risco.

Entre os destaques da programação estiveram os exercícios simulados de busca por indivíduos armados em áreas de mata, utilizando drones como ferramenta de apoio, protocolos de reconhecimento de terreno, análise tática com ARPs, reconstrução 3D de cenas de crime e uso de realidade virtual para avaliação de cenários operacionais, incluindo ações com drones em ambientes internos (indoor).

Além da Polícia Judicial, participaram representantes de diversas instituições brasileiras, como a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Científica, Receita Federal, Marinha e Exército do Brasil.

A presença dos policiais judiciais no evento reforça a importância da integração e da troca de experiências entre os diversos órgãos de segurança, contribuindo para a interoperabilidade e o fortalecimento das Divisões de Polícia Judicial no âmbito do Poder Judiciário da União.

A participação em eventos como o Drone Policial destaca também o compromisso da Polícia Judicial com a capacitação contínua dos agentes. Em um cenário de constantes avanços tecnológicos e desafios operacionais complexos, o treinamento permanente é essencial para garantir a excelência no desempenho das funções de segurança institucional e proteção de magistrados, servidores, jurisdicionados e do patrimônio do Poder Judiciário. O domínio de novas tecnologias, como os drones, amplia as capacidades operacionais dos agentes e reforça a atuação estratégica da Polícia Judicial na preservação da ordem e no cumprimento da missão constitucional do Judiciário.

A AGEPOLJUS parabeniza os policiais judiciais do Mato Grosso do Sul que participaram deste grande evento.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *