CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS INSTRUI SERVIDORES DO TST A AGIR EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018.

Técnicas de reanimação cardiopulmonar, aplicabilidade e uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA); e primeiros cuidados pós-afogamento foram alguns dos assuntos abordados no curso “Noções Básicas de Primeiros Socorros”, realizado na quinta-feira (06) para servidores do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Nessa segunda edição, a enfermeira e socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Mônica Ortolan demonstrou aos servidores como agir diante de situações de emergência.

A formação buscou trazer conhecimentos práticos sobre técnicas de primeiros socorros, com exercícios em manequins de treinamento. A instrutora também ressaltou a importância de ensinar pessoas comuns para ajudar e até salvar vidas de pacientes.

Didático, o curso tratou desde como se portar diante de uma pessoa com parada cardiorrespiratória até como lidar com casos de convulsões e engasgos em crianças e adultos.

“É muito importante o Tribunal promover um curso que nos ensine a lidar com situações emergenciais que podem acontecer a qualquer momento diante de nós”, afirmou Carolina Mendes Noleto, servidora lotada no Gabinete do Ministro Cláudio Mascarenhas Brandão. Ela também relatou que o curso a deixou preparada para auxiliar alguém que necessite.

O coordenador de Segurança e Transporte, Grinaldo Pereira, agradeceu a grande adesão dos servidores à iniciativa, que busca introduzir métodos preventivos de segurança. Ele ainda informou a presença de DEAs nas dependências do TST.

Fonte: TST