COORDENADORES DA AGEPOLJUS PALESTRAM EM CURSO DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA PARA POLICIAIS JUDICIAIS DO TRF-4

O coordenador-geral Darney Bessa e o coordenador administrativo da AGEPOLJUS, Alexandre Lapagesse foram palestrantes no Curso de Capacitação Continuada para os Agentes da Polícia Judicial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Além deles, o coordenador no estado do RS, Carlos Arruda, também é painelista no treinamento que faz parte da formação continuada dos servidores com o objetivo de apresentar e debater princípios e ações estratégicas inerentes ao cargo de Agente da Polícia Judicial, a partir de valores, da cultura, de competências e ações voltadas para a segurança orgânica e institucional.

O curso atende a Lei nº 11.419/2006, que determina o programa de reciclagem anual para a percepção da GAS; a Portaria Conjunta CNJ nº 1 de 2007; a Resolução CJF nº 704/2021, que dispõe sobre o Programa de Reciclagem Anual de Segurança no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus; a Resolução TRF4 nº 225/2022, que institui o Plano de Formação, Especialização e Capacitação de agentes da Polícia Judicial no âmbito da JF4 e o Programa Permanente de Capacitação.

As atividades, promovidas pela Escola de Magistrados e Servidores da Corte (Emagis), aconteceram entre os dias 15 e 17 de outubro para a primeira turma de policiais. Outras duas turmas ainda fazem parte da qualificação, entre esta terça (22) e quinta-feira (24); e na próxima semana, entre 29 e 31 de outubro, além da etapa telepresencial a distância entre os dias 19 e 22 de novembro.

Ao todo, 26 Agentes da Polícia Judicial do TRF-4 e 68 da JFRS participam da capacitação continuada.

O aperfeiçoamento tem carga horária total de 30 horas-aula e inclui aulas expositivas-dialogadas, treinamentos práticos e atividades avaliativas em plataforma Moodle/EAD. A coordenação científica também está a cargo coordenador da AGEPOLJUS Alexandre Lapagesse, que participa do evento como representante da JFSC, além de Miguel Ângelo Rangel Silva, do TRF4.

O coordenador-geral Darney Bessa é um dos convidados para explanar para os participantes e aborda a História da Polícia Judicial no Poder Judiciário, desde a Resolução nº 344 do Conselho Nacional de Justiça até os dias atuais com as demais normativas em tramitação no Congresso Nacional e CNJ em favor da regulamentação e padronização da Polícia do Poder Judiciário.

Já Lapagesse, apresenta os novos rumos do Judiciário Federal e os desafios dos Agentes da Polícia Judicial na efetiva segurança institucional e no cumprimento da função.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com informações e fotos do TRF4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *