COLABORADOR DO TRT-14 COM SÍNDROME DE DOWN GANHA FESTA DE ANIVERSÁRIO COM O TEMA DA POLÍCIA JUDICIAL
Comemoração aconteceu nesta sexta-feira (21) e foi patrocinada pela AGEPOLJUS.

A atuação da Polícia do Poder Judiciário gera importantes resultados, não apenas para a segurança institucional, como para a sociedade brasileira. Em 2024, a AGEPOLJUS demonstrou o empenho dos Policiais Judiciais na ajuda aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, além de outras tantas ações solidárias que já foram encampadas pelo segmento.
E nesta sexta-feira (21) não foi diferente. Um jovem prestador de serviços do TRT da 14ª Região (RO) teve a festa de aniversário com o tema da Polícia Judicial. Segundo o Coordenador Norte/Nordeste, Gérner Matos, a admiração pelas vestimentas e trabalho dos policiais no Regional sempre foi demonstrada pelo rapaz que completou 20 anos de idade.
Pessoa com Síndrome de Down, o aniversariante manifestou o desejo da festa com o tema da Polícia para a mãe, que consultou o Setor de Segurança do TRT sobre a possibilidade.
A ação envolveu não apenas os Policiais Judiciais, como a Administração do Tribunal de Rondônia, além da diretoria do Departamento Nacional da Polícia Judicial do CNJ. Consultada sobre a ideia de presentear o prestador de serviços com o uniforme da PJ, a diretoria do Conselho Nacional de Justiça afirmou que o objetivo primordial da identificação padrão dos Inspetores e Agentes da Polícia Judicial é o fortalecimento da identidade institucional do Poder Judiciário.
“Em outros termos, a padronização dos elementos e símbolos que promovem uniformidade no reconhecimento dos(as) servidores(as) da Polícia Judicial, deve espelhar, o tanto quanto possível, a identidade institucional do próprio Poder Judiciário”, afirmou o diretor substituto Fábio de Carvalho Paraguassu.
De acordo com ele, a aproximação e a interação comunitária da Polícia Judicial com indivíduos que ainda suportam limitações na sociedade, decorrentes de suas condições especiais, está em linha com a crescente preocupação das instituições públicas quanto à imperatividade de concretização da dignidade dessas pessoas, a partir da implementação das ações afirmativas de inclusão, tratamento diferenciado e igualdade de oportunidades.
“Destarte, considerando a necessidade de observância da coerência institucional, este Departamento entende que a utilização festiva da indumentária da Polícia Judicial para fins de ação inclusiva voltada à colaborador com Síndrome de Down encontra amplo amparo nas orientações normativas e estratégias de alargamento da acessibilidade, promoção da inclusão social, e defesa de direitos fundamentais, as quais, hodiernamente, orientam a atuação do Poder Judiciário”, finaliza.

AGEPOLJUS patrocina a festa para o colaborador do TRT-14
Diante da comoção com a admiração do garoto pela Polícia Judicial, a diretoria da AGEPOLJUS aprovou o patrocínio da festa.
Ocorrida nesta sexta-feira no prédio do Tribunal, a comemoração dos 20 anos do prestador de serviços contou com a ação solidária e presença dos Policiais Judiciais do Regional, além do presidente do TRT-14, Desembargador Ilson Alves Pequeno Junior.
Além da festa com bolo, salgados e refrigerantes, o aniversariante foi presenteado com o uniforme completo da Polícia Judicial e um passeio na viatura da equipe de segurança, realizando o sonho do garoto de integração como Policial Judicial por um dia.
A AGEPOLJUS se orgulha em representar tão honroso segmento e de poder concretizar ações solidárias e de inclusão como a ocorrida no TRT-14.
Confira mais fotos do aniversário:
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo