AGEPOLJUS SE REÚNE COM A NOVA JUÍZA DIRETORA DO FORO DA SJBA

Os diretores da AGEPOLJUS Antônio Walker e Cristiano Matsumoto se reuniram, na quarta-feira (28), com a nova juíza diretora do Foro da Seção Judiciária da Bahia, Dra. Sandra Lopes Santos de Carvalho.

O intuito foi apresentar a Associação e estreitar as relações em prol dos interesses da Polícia Judicial da Justiça Federal naquele estado. Durante o encontro, os diretores desejaram sucesso à magistrada na gestão à frente da SJBA e trataram sobre a atuação para fortalecer e colocar em prática o Termo de Cooperação Técnica assinado no mês de junho para a unificação da atuação da Polícia Judicial dos órgãos do Poder Judiciário da União (TRT, TRE e Justiça Federal) na Bahia (Relembre).

Nesse sentido, a AGEPOLJUS destacou a importância da realização de operações com a integração de todos os Agentes nas missões institucionais das justiças, além de treinamentos conjuntos, garantindo o fortalecimento da Polícia Judicial.

Outro tema abordado com a diretora do Foro foi a possível aquisição de materiais e insumos para o pleno exercício da função.

SAÚDE FÍSICA E MENTAL

A preocupação da AGEPOLJUS com a saúde física e mental dos Agentes da Polícia Judicial também foi tratada durante a reunião com a juíza. Walker e Matsumoto explicaram a utilização da técnica de Mindfulness, já aplicada pela psicóloga do TRT-5, como atuação preventiva e complementar junto ao segmento, principalmente com os que possuem o porte de arma de fogo.

Segundo os diretores, o Tribunal Regional do Trabalho obteve ótimos resultados, tendo expandido aos demais servidores e magistrados por meio da psicóloga habilitada para a prática.

Para o treinamento físico, os representantes falaram sobre a disponibilização de um espaço nas dependências da Seção Judiciária para a montagem de equipamentos de academia, a fim de manter o condicionamento dos Agentes.

Além disso, sugeriram a contratação de um estagiário de educação física para a elaboração de um plano de treinamento com o acompanhamento da Seção de Saúde do Fórum, visando prevenir riscos de lesões e mal súbito durante a realização do TAF aos Policiais, todos com idade superior a 30 anos.

Outros temas tratados com a diretora foram a readequação de um local para os Policiais fazerem as refeições e o desejo de criação de uma Escola Estadual de Treinamento para os Agentes.

Após ouvir todas as ponderações, Dra. Sandra parabenizou a AGEPOLJUS pela evolução da carreira da Polícia Judicial e enfatizou a relevância da atuação para que os Agentes tenham todo o apoio profissional, nos moldes da Polícia Federal, diante da alta demanda de trabalho existente no Judiciário. A diretora esclareceu que, no que estiver ao seu alcance, fará as gestões possíveis para a garantia de qualificação e um bom ambiente de trabalho para os Agentes.

Na avaliação de Antonio Walker, a reunião foi bastante produtiva “pois, a juíza diretora do Foro foi servidora da Justiça Federal da Bahia e conhece a nossa profissão, entendendo que somos um cargo totalmente especializado. Ela se colocou à disposição da AGEPOLJUS e dos Agentes na busca por melhorias em todas as pautas. Nós também colocamos a AGEPOLJUS à disposição para fortalecer, cada vez mais, a nossa Polícia Judicial”.

Cristiano Matsumoto afirma que “a reunião foi ótima, superou as expectativas. A Dra. Sandra foi muito receptiva e se mostrou bastante solícita e sensível às sugestões e propostas apresentadas. Mais uma vez a Diretoria Régional da AGEPOLJUS na Bahia cumpre com seu papel institucional de fomento e direcionamento das questões locais e de interesse dos Agentes da Polícia Judicial em nosso estado”.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *