AGEPOLJUS PARTICIPA DE REUNIÃO DO SUBGRUPO DA POLÍCIA JUDICIAL COM DEFINIÇÃO DE PROPOSTA A SER ENCAMINHADA AO FÓRUM DE CARREIRA DO CNJ

Quinta-feira, 25 de novembro de 2021

O presidente Roniel Andrade e o diretor jurídico da AGEPOLJUS Darney Bessa participaram, nesta quinta-feira (25), da reunião do Subgrupo da Polícia Judicial que definiu as propostas que serão encaminhadas ao Fórum Permanente de Carreira instalado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em reuniões anteriores, a AGEPOLJUS, Sindjus/DF e Federação apresentaram minutas de proposta legislativa da Polícia Judicial consolidada pela Resolução nº 344 do CNJ. O secretário de Segurança do STF, Marcelo Schettini, e o conselheiro Mário Guerreiro também foram ouvidos para a construção da proposta.

Após mais de três horas de reunião, as entidades fecharam a minuta que convergiu para mudanças importantes, por exemplo, referentes ao ingresso na carreira, à nova nomenclatura e natureza da GAS, à desvinculação do curso de capacitação para recebimento da gratificação, cumulação da GAS com FC e cargos comissionados, além da incorporação da gratificação na aposentadoria, entre outros.

A redação final do documento será finalizada para envio aos membros efetivos do Fórum de Carreira até a próxima quarta-feira (1º), para que todos possam tomar conhecimento antes da última reunião do ano, marcada para 9 de dezembro.

A minuta precisa ser aprovada pelo Colegiado do Fórum para posteriormente ser encaminhada ao Congresso Nacional.

Além dos dirigentes, a representante do STM, Mônica Magalhães, também participou da discussão desta quarta-feira.

Para o presidente Roniel Andrade, o documento final atende a maioria das propostas apresentadas pela AGEPOLJUS, em favor dos Agentes e valorização da Polícia Judicial. “Saímos muito satisfeitos dessa reunião. A minuta a ser encaminhada ao Fórum Permanente é fruto de um trabalho conjunto das entidades, o que demonstra nosso efetivo compromisso com a categoria”, avalia.

Darney Bessa ressalta o importante trabalho desempenhado pela Associação para a efetiva regulamentação da Polícia Judicial. “A AGEPOLJUS segue incansável na luta pelos Agentes de Polícia Judicial em favor da segurança institucional do Judiciário”, finaliza.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo