AGEPOLJUS IMPULSIONA COOPERAÇÃO ENTRE POLÍCIAS JUDICIAIS EM SANTA CATARINA

A AGEPOLJUS avançou, na última quinta-feira (04), em tratativas fundamentais para fortalecer a segurança institucional da Justiça Eleitoral de Santa Catarina. Em reunião com o presidente do TRE-SC, Desembargador Carlos Alberto Civinski, e o Diretor-Geral do Tribunal, Gonsalo Agostini Ribeiro, a Associação discutiu medidas para ampliar a atuação conjunta das Polícias Judiciais no estado.
Participaram do encontro o Coordenador-Geral Darney Bessa; o Coordenador Administrativo Alexandre Lapagesse; o diretor da Secretaria de Segurança Institucional do TRT12 e diretor regional da AGEPOLJUS em SC, Claudinor da Silva; além do diretor do Núcleo de Segurança e Transportes da SJSC, Manoel Deval de Oliveira Filho. A reunião buscou alinhar possibilidades de apoio e cooperação diante do número reduzido de policiais judiciais atualmente lotados no TRE-SC, que conta apenas com cinco servidores na função.
Durante a conversa, o presidente do TRE-SC reforçou a relevância de fortalecer essa parceria. De acordo com ele, “Precisamos estreitar os laços com a Polícia Judicial, que possui a expertise e a estrutura necessárias para instrumentalizar a segurança institucional da Justiça Eleitoral catarinense. Essa necessidade se intensifica com a proximidade das Eleições Gerais de 2026”, afirmou o Desembargador.
Cooperação entre TRE-SC e TRT-SC avança

As tratativas iniciadas pela AGEPOLJUS motivaram novo movimento institucional entre os tribunais. Na última terça-feira (09), os presidentes do TRT-SC e do TRE-SC, Desembargadores Amarildo Carlos de Lima e Carlos Alberto Civinski, se reuniram para discutir a construção de um acordo de cooperação entre as duas instituições.
O convênio prevê que a Secretaria de Segurança Institucional e a Polícia Judicial do TRT-SC apoiem o TRE-SC na estruturação de sua própria Polícia Judicial, especialmente mediante capacitações e troca de expertise, considerando o estágio mais avançado do modelo na Justiça do Trabalho.
O objetivo é ampliar a capacidade operacional da Polícia Judicial eleitoral e fortalecer a segurança institucional em eventos e demandas crescentes do processo eleitoral. As equipes técnicas devem seguir com as tratativas nas próximas semanas.
A AGEPOLJUS segue firme e protagonista na construção de soluções integradas para o fortalecimento da Polícia Judicial em todo o país.
