AGEPOLJUS ACOMPANHA O 4º ENCONTRO NACIONAL DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO EM MINAS GERAIS

A AGEPOLJUS participa, nesta quinta (16) e sexta-feira (17), do 4º Encontro Nacional de Segurança Institucional da Justiça do Trabalho, sediado no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em Belo Horizonte/MG. A entidade está representada pelos coordenadores Darney Bessa e Nelson Santos, que acompanham as discussões e atividades do evento.

Promovido pela Secretaria de Inteligência e Polícia Judicial do TRT-MG, o Encontro reúne autoridades convidadas, membros dos comitês e comissões de segurança institucional dos TRTs de todo o país, gestores e Agentes de Polícia Judicial. O objetivo é debater os desafios e as inovações referentes à segurança institucional no Poder Judiciário.

Entre as atividades da programação, estão a palestra “História da resistência da Polícia Judicial no 8 de janeiro”, que resgata o protagonismo dos Policiais Judiciais durante os ataques às instituições, e a exposição “CNJ — Planejamento e prioridades para a Polícia Judicial”, que apresenta as diretrizes estratégicas do Conselho Nacional de Justiça para a área.

O evento será encerrado nesta sexta-feira (17) com palestra da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia.

Durante a solenidade de abertura, nesta quinta-feira, a presidente do Tribunal da 3ª Região, Desembargadora Denise Alves Horta, destacou a necessidade de fortalecimento da Polícia Judicial, com a criação de lei orgânica própria, orçamento específico e ampliação do quadro de Agentes, incluindo mais mulheres na carreira.

O presidente do Comitê de Segurança, Desembargador Paulo Maurício, enfatizou que a segurança institucional é essencial para garantir o exercício livre e independente da magistratura e de todos os servidores da Justiça do Trabalho.

O Agente de Polícia Judicial Carlos Athayde, secretário de Inteligência e Segurança Institucional, agradeceu o apoio da Presidência do TRT-3, ressaltando que, sob a atual gestão, a estrutura de segurança foi completamente reformulada, fortalecendo o setor. Já o Desembargador Émerson Lage, diretor da Escola Judicial, parabenizou o ingresso recente de mulheres no cargo de Agente de Polícia Judicial, marco de representatividade e avanço institucional.

A AGEPOLJUS segue presente neste importante evento, acompanhando os debates que visem o fortalecimento e a valorização da Polícia Judicial.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *