ABERTURA DO III CONGRESSO NACIONAL DA AGEPOLJUS DESTACA O FORTALECIMENTO DA SEGURANÇA INSTITUCIONAL NO JUDICIÁRIO

A AGEPOLJUS deu início, na manhã desta quarta-feira (10) ao III Congresso Nacional dos Agentes da Polícia Judicial e Encontro de Gestores, realizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17), em Vitória/ES. O evento reúne cerca de 200 Policiais Judiciais e Gestores de todo o país para debater os avanços e desafios da segurança institucional do Poder Judiciário.

A mesa de abertura foi composta pelo coordenador-geral da Associação, Darney Bessa; pelo decano do TRT-17, Desembargador Claudio Armando Couce de Menezes; pelo Desembargador Marcelo Maciel Mancilha, membro do Comitê de Segurança do TRT-17; pelo Desembargador José Ernesto Manzi, do TRT de Santa Catarina; pelo coordenador do Comitê de Segurança Institucional do TRT do Rio de Janeiro; pelo Superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, Márcio Magno Carvalho Xavier; pelo Diretor do Departamento Nacional de Polícia Judicial do CNJ, Igor Tobias Mariano; e pelo Coronel Márcio Celante Weolffel, subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social.

Segurança institucional em foco

Em sua fala, o Desembargador Claudio Menezes destacou a importância do Congresso que reúne Policiais Judiciais e Gestores na sede do TRT-17. Ele anunciou ainda a parceria com o TRT-1, que garantirá a doação de viaturas e armamentos aos Agentes da Polícia Judicial do Espírito Santo.

O coordenador do TRT-RJ relembrou as mudanças ao longo do tempo, sobretudo com os avanços tecnológicos, e frisou a relevância da Polícia Institucional. Ele mencionou os principais casos de violência que envolveram o Judiciário nos últimos anos, como o assassinato da juíza Patrícia Acioli, além de enfatizar a patrimonialidade e a Resolução nº 383 do CNJ como marcos para a segurança e proteção dos magistrados e servidores. De acordo com ele, “ninguém trabalha sem segurança”, afirmou o magistrado, ao ressaltar que o fortalecimento da segurança institucional é essencial.

Já o Desembargador Marcelo Mancilha destacou o prazer da realização do evento em Vitória e reforçou a relevância da parceria com o TRT-1, que permitirá o reforço da segurança no Tribunal da Justiça do Trabalho capixaba. Em seguida, o Desembargador José Ernesto Manzi lembrou o orgulho da instituição da Polícia Judicial, sublinhando a qualidade do corpo de segurança do Judiciário.

Visibilidade da Polícia Judicial é destacada pelo Coordenador Darney Bessa

Para o coordenador-geral da AGEPOLJUS, Darney Bessa, as avaliações apresentadas pelas autoridades são motivo de orgulho. Ele frisou a visibilidade que a Polícia Judicial tem alcançado, especialmente nos últimos dias, com o papel desempenhado na proteção durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal. “Temos conquistado cada vez mais espaço e reconhecimento no fortalecimento da segurança institucional”, afirmou.

Logo após a solenidade de abertura, os participantes acompanharam a primeira atividade da programação: a palestra “Apresentação da Resolução/CNJ do Sistema Nacional de Segurança Institucional do Poder Judiciário”, ministrada por Igor Tobias Mariano, Diretor do DNPJ/CNJ.

O III Congresso Nacional dos Agentes da Polícia Judicial e Encontro de Gestores da AGEPOLJUS está sendo transmitido, ao vivo, pelo canal da Associação no Youtube. CLIQUE AQUI para acompanhar os eventos desta manhã

De Vitória/ES, Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *