III CONGRESSO DA POLÍCIA JUDICIAL RETOMA ATIVIDADES COM PALESTRA SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA INSTITUCIONAL

O III Congresso Nacional dos Agentes da Polícia Judicial e Encontro de Gestores da AGEPOLJUS foi reaberto na manhã desta quinta-feira (11), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, em Vitória/ES. O evento segue reunindo Policiais Judiciais e gestores de todo o Brasil e está sendo transmitido ao vivo pelo canal da Associação no Youtube.

A primeira palestra do segundo dia tratou do tema Segurança Pública Institucional, ministrada pelo presidente da Associação da Polícia do Congresso Nacional (APCN) e policial legislativo do Senado Federal, Fernando Marinha.

Em sua exposição, Marinha destacou que a segurança pública institucional se diferencia das demais forças policiais por garantir não apenas a proteção interna dos órgãos de Estado, mas também reflexos diretos à sociedade. Segundo ele, a sensação de segurança envolve a análise das vulnerabilidades e ameaças nas relações institucionais, exigindo uma política própria voltada à proteção do Poder Judiciário, do Congresso Nacional e de outras instituições.

O palestrante lembrou que a atuação dessas forças não se confunde com as polícias Civil ou Militar, mas em alguns casos pode se aproximar, como em situações que envolvem prisões.

União e fortalecimento

Marinha recordou o episódio de 8 de janeiro, quando as polícias institucionais atuaram em defesa das instituições, e frisou a importância da união das categorias. Nesse contexto, falou sobre a criação do Movimento das Organizações da Segurança Pública Institucional (MOSPI), que permitiu a integração entre as diversas forças e resultou na criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa e Valorização das Polícias Institucionais (FPMDVPI).

“A representatividade é muito mais fortalecida quando existe união”, afirmou.

Outro ponto de destaque foi a defesa da PEC da Segurança Pública e o trabalho realizado pelas entidades para a garantia da inclusão da segurança institucional de forma expressa na Constituição Federal. Segundo Fernando Marinha, um texto elaborado pelas entidades está em fase final e deve ser protocolado ainda nesta semana, garantindo maior respaldo jurídico às polícias institucionais.

Por fim, alertou para a necessidade de representação política dessas forças, especialmente no Congresso Nacional, como forma de assegurar os avanços em reconhecimento e valorização.

O III Congresso Nacional dos Agentes da Polícia Judicial e Encontro de Gestores segue até esta sexta-feira (12) e pode ser acompanhado ao vivo pelo canal da AGEPOLJUS no Youtube.

De Vitória/ES, Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *