VITÓRIA: ATIVIDADES DA TARDE MARCAM HISTÓRICO E INVESTIGAÇÕES REALIZADAS PELA POLÍCIA JUDICIAL

A programação da tarde desta quarta-feira (10) no III Congresso Nacional dos Agentes da Polícia Judicial e Encontro de Gestores, abordou dois importantes painéis sobre a trajetória histórica do segmento e os novos desafios no campo da investigação e inteligência.
O primeiro momento foi conduzido pelo APJ aposentado do TRT-4, Claudio Renato de Azevedo, que ministrou a palestra “Polícia Judicial – Contexto Histórico”. Ao lado do coordenador-geral da AGEPOLJUS, Darney Bessa, foi feito um resgate histórico da criação do cargo voltado à segurança no Judiciário, desde os antigos agentes de segurança até a instituição da Polícia Judicial.
Em tom emocionado, Claudio compartilhou experiências vividas à frente de entidades associativas e sindicais, relatando episódios da luta pelo reconhecimento e valorização dos servidores da segurança institucional. O painel foi marcado pela memória de conquistas e pelo destaque à importância do engajamento coletivo da categoria ao longo dos anos.
Na sequência, as atenções se voltaram para a palestra “Técnicas de Investigações Preliminares”, ministrada pelo coordenador de Investigações do TJDFT, Ricardo Magno Teixeira Fonseca. Ele enfatizou a necessidade de capacitação contínua dos Agentes da Polícia Judicial para o exercício de atividades de inteligência e investigação, demonstrando métodos e práticas já aplicados com eficiência no tribunal.
O coordenador jurídico da AGEPOLJUS, Antonio Walker, participou do debate, reforçando que a Polícia Judicial deve ampliar seus horizontes e consolidar a formação específica na área de investigação como instrumento estratégico para a segurança do Poder Judiciário.
O primeiro dia de Congresso foi encerrado com reflexões sobre a trajetória histórica da categoria e com novos olhares voltados ao futuro, em especial no fortalecimento da inteligência e da segurança institucional.
O evento será retomado nesta quinta-feira (11), a partir das 10 horas, no plenário do TRT-17, em Vitória. Acompanhe ao vivo pelo canal da AGEPOLJUS no Youtube.
De Vitória/ES, Caroline P. Colombo