POLÍCIA JUDICIAL DA JFMS ATUA EM MUTIRÃO ITINERANTE REALIZADO EM UMA ALDEIA INDÍGENA DE DOURADOS

Cerca de 15 Policiais Judiciais da Justiça Federal do Mato Grosso do Sul integraram a equipe do mutirão itinerante da JF, realizado de 5 a 9 de fevereiro na Aldeia Jaguapiru, em Dourados.

O JEF Itinerante Indígena realizou 6.057 atendimentos aos moradores da região. O evento foi promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e Justiça Federal em Mato Grosso do Sul, com a participação de diversas instituições parceiras. 

Em cinco dias de atendimento, foram expedidos 2.204 documentos entre carteiras de identidade, Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs), certidões de nascimento e títulos de eleitor; realizadas 231 perícias médicas; 314 atendimentos pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); 611 pela Defensoria Pública da União (DPU) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); 420 pela Defensoria Pública Estadual (DPE); e 655 pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).  

A Justiça Federal realizou 432 audiências, com 438 processos distribuídos, 322 acordos formalizados (73,52%) e um total de R$ 1.081.236,10 em Requisições de Pequeno Valor (RPVs).

Também foram efetuadas 129 vacinações contra a Covid; 100 testes rápidos para sífilis e HIV; 538 inscrições no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); 178 atendimentos odontológicos e 100 vacinações em animais.

A Polícia Judicial atua durante o JEF no apoio e proteção dos servidores para deslocamentos e condução coercitiva, até postos de saúde e hospitais indígenas e para a verificação de prontuário médico. 

Segundo a diretora do Foro da SJMS, Dra. Monique Marchioli Leite, “este foi o maior itinerante que já realizamos. Foi um evento extremamente desafiador, pela quantidade de pessoas atendidas e de colaboradores”.

Os Agentes de Polícia Judicial que participaram da operação Akámorati foram Valdecir Pereira da Silva, Ricardo de Freitas Homrich, Tiago Santos Souza, Thiago Fernandes Sampaio, Luiz Fernando Azevedo Amorim, Daniel Duran, Alysson Areal,  Janildo Tavares, Edson Guerra, Jânio Alves de Souza, Guilherme Rodovalho,  Marcelo Santos, Luiz Humberto Montessi Yule, Isaías Cordeiro de Souza e Arilton Oliveira.

A ação na aldeia foi destaque em diversos meios de comunicação em todo o Brasil.

A AGEPOLJUS parabeniza os Policiais Judiciais que integraram a missão e ampliaram o reconhecimento e valorização da atividade da segurança institucional no atendimento a milhares de indígenas da região de Dourados.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *