SERVIDORES PARTICIPAM DA PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE BRIGADA CONTRA INCÊNDIO DA SJBA
A Seção Judiciária da Bahia realizou o primeiro curso voltado para a formação de brigada contra incêndio, que aconteceu de 12 a 14 de junho. A capacitação contou com a participação de 42 servidores e dois colaboradores da SJBA, indicados pelas respectivas unidades administrativas e judiciais, e foi ministrada pelo sargento Alan dos Santos Lago, do Comando do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia.
A ação visa implementar, no âmbito da Seção Judiciária da Bahia, a Brigada Interna de Prevenção e Combate a Incêndio, em cumprimento à Lei n° 13.425, de 30 de março de 2017, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público, e à Lei Estadual nº 12.929.
“A Formação de Brigada é um dos itens que são necessários para o plano e o planejamento de programa de incêndio e pânico. Ter pessoas preparadas para combater algum tipo de incêndio e prestar os primeiros socorros é de fundamental importância para segurança do próprio local, segurança tanto dos servidores, colaboradores como dos visitantes, inclusive ele precisa ser atualizado anualmente. Achei muito bacana a recepção e participação dos servidores da SJBA”, declarou o sargento do Corpo de Bombeiros, Alan dos Santos Lago.
O Curso Formação de Brigada foi solicitado pela Seção de Apoio a Polícia Judicial (SEPOL), como parte das estratégias voltadas a resguardar a segurança institucional, considerando a possível ocorrência de sinistros nas dependências, tanto do Ed. Sede, quanto do Ed. Arx Tourinho, sede dos Juizados Especiais Federais, tais como incêndios de pequena, média ou grandes proporções, vazamentos de gás, inalação de material tóxico, explosões, atentados, entre outros.
Todos os esforços para a realização do curso de forma satisfatória e segura foram envidados pelo diretor do Foro, juiz federal Durval Carneiro Neto, pelo diretor da Secretaria Administrativa, Tarcísio José Filgueiras dos Reis, pelo supervisor da Seção de Apoio a Polícia Judicial (SEPOL), Joilton Pimenta da Silva, juntamente com o agente de Polícia Judicial, Rubem Marques Bacelar Filho e pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NucGP), representado aqui pelo diretor Fabrício Vampré de Oliveira Côrtes e pelos servidores da Seção de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos (SEDER), Evaldo Pereira Melo e José Américo Pires Ribeiro. Para a sua concretização foi preciso todo um preparativo prévio especial, desde a obtenção do material necessário para a sua parte prática, até o preparo dos participantes do treinamento, que necessitam apresentar atestado médico indicando aptidão para realiza esforço físico, o que também demandou a participação direta do Núcleo de Bem-Estar Social (NUBES), que tem como diretor Luiz Quaresma de Mello Neto.
Durante os três dias de curso, os servidores tiveram aulas teóricas e treinamentos práticos envolvendo combate a incêndios, prestação de serviços de primeiros socorros e atuação imediata em situações de emergência, visando adotar todos os procedimentos necessários e seguros, em caso de necessidade real. Os realizadores da ação consideraram o resultado positivo e a expectativa é de que novas turmas possam ser formadas. O curso teve carga horária total de 20 horas/aula, que contará para Adicional de Qualificação (AQ). Ao final, os participantes receberam o certificado.
Fonte: SJBA, editado por Caroline P. Colombo